Nove das 13 juntas de freguesia do concelho de Abrantes vão integrar o dispositivo municipal de combate a incêndios rurais colocando no terreno viaturas equipadas com ‘kits’ de primeira intervenção e rádios de comunicação, anunciou hoje o município.

“As carrinhas ligeiras das juntas de freguesia estão equipadas com ‘kits’ de primeira intervenção e vão ter rádios SIRESP [Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal] integrando o Dispositivo Especial Contra Incêndios Rurais [DECIR], no âmbito municipal, para responder de forma mais rápida e eficaz no ataque aos incêndios, na sua fase inicial, sendo uma mais-valia pela sua proximidade e rapidez”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos (PS).

Este ano de 2021, a Câmara Municipal de Abrantes reforçou o investimento dos ‘kits’ de primeira intervenção contra incêndios, num total de 160 mil euros, mais 35 mil euros do que em 2020.

As juntas de freguesia de Alvega e Concavada e Carvalhal integram este ano, pela primeira vez, o dispositivo especial de combate a incêndios rurais juntando-se às autarquias de Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Bemposta, Mouriscas, S. Facundo e Vale das Mós, Rio de Moinhos e Tramagal.

O protocolo, que arrancou em 2019 com seis juntas de freguesia, engloba hoje 10 carrinhas de nove das 13 freguesias do município de Abrantes e resulta num apoio financeiro de 15 mil euros por ‘kit’ de 1.ª Intervenção, composto por maquinaria, mangueira e tanque com capacidade de 600 litros de água, formação específica a dois operacionais por carrinha e fatos de protecção individual, num total de investimento de 160 mil euros.

Com uma área de 714 quilómetros quadrados e uma vasta área florestal, esta parceria “permite criar condições para que as juntas de freguesia possam melhorar o desempenho” em matéria de proteção civil e “o ataque imediato a um fogo nascente para o debelar ou evitar que tome grandes proporções, até que cheguem os reforços ao local do sinistro”, notou o autarca.

Em 2020, durante o período do DECIR, os ‘kits’ das juntas de freguesia efectuaram intervenções directas em 66 ocorrências.

“As carrinhas das juntas de freguesia estão mais próximas, são mais rápidas e mais eficazes num combate a um fogo inicial e o nosso objectivo é que este projecto seja alargado a todas as freguesias do concelho”, afirmou Manuel Jorge Valamatos.

No âmbito do DECIR 2021, as carrinhas das freguesias, nos períodos de alerta laranja e vermelho, comprometem-se a estar pré posicionadas em Locais Estratégicos de Estacionamento (LEE), dentro do limite da freguesia e em horários também definidos previamente pelo comandante dos Bombeiros de Abrantes e pela Proteção Civil Municipal.

O Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais está na fase II até ao final de Maio. Entre 01 e 30 de Junho é accionado o nível III de empenhamento, sendo que entre 01 de Julho e 30 de Setembro entra em vigor a fase IV.

Os meios alocados ao DECIR 2021 Municipal integram os Bombeiros Voluntários de Abrantes, Cruz Vermelha Portuguesa, Sapadores Florestais da Associação dos Agricultores e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, ‘kits’ das Juntas de Freguesia (num total de 10), Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Regimento de Apoio Militar de Emergência, Afocelca e os meios afectos à Câmara Municipal, através do serviço municipal de Proteção Civil.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…