A Câmara de Santarém realizou, no dia 17 de Janeiro, uma nova sessão temática do Conselho Municipal da Juventude – CMJ de Santarém, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, com o objectivo de desenhar e criar o PMJ – Plano Municipal da Juventude de Santarém.

Durante a sessão, os conselheiros debateram o Objectivo Jovem da União Europeia n.º 7: Trabalho digno para todas as pessoas, caracterizaram a situação do emprego no concelho de Santarém, diagnosticaram as principais dificuldades que sentem e apresentaram medidas concretas para a promoção do trabalho digno no Concelho.

Ricardo Rato, vereador do Município de Santarém com o pelouro da Juventude, salientou a importância das sessões temáticas dos CMJ para o desenho e a construção do Plano Municipal da Juventude Scalabitana, informando ainda que as 11 temáticas a abordar surgem na sequência das escolhas definidas pelos jovens, que estão em linha com a nova estratégia europeia da juventude 2019-2027 e com os Youth Goals, “objectivos jovens” da União Europeia.

Até ao momento o CMJ já debateu três temáticas: o Objectivo Jovem n.º 11, que aborda as organizações de Juventude e programas europeus, o n.º 8, Educação de qualidade e o n.º 7, Trabalho digno para todas as pessoas. O próximo CMJ temático está agendado para Março.

Paralelamente, o município de Santarém, em geral, e o Vereador Ricardo Rato, no âmbito do pelouro da Juventude, em particular, estão a replicar junto dos agrupamentos de escolas do Concelho, no sentido de escalar possíveis resultados no que se refere à participação dos jovens Scalabitanos no processo de construção do PMJ.

Ricardo Rato salienta ainda a importância do trabalho conjunto que o Município de Santarém está a desenvolver com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e a integração das estagiárias Joana Andrónico e Rita Pólvora do Curso de Educação Social, na equipa técnica que está a dar apoio ao PMJ de Santarém, com vista à sua construção final.

Leia também...

Obras de engenharia decorrem em pleno Tejo, no açude insuflável em Abrantes

Em trabalho de engenharia de “grande complexidade”, as borrachas do açude insuflável de Abrantes estão a ser reparadas desde o início de Agosto, em…

Operação “Natal Tranquilo” mais longa e com o dobro dos mortos da do ano passado

Quinze pessoas morreram na operação “Natal Tranquilo” da GNR este ano, mais do dobro da operação do ano passado, que durou menos um dia,…

Santuário de Fátima diz que nenhum trabalhador foi convidado a deixar instituição

O Santuário de Fátima disse na quinta-feira, 3 de Setembro, que “nenhuma das 24 demissões que ocorreram ao longo deste ano” correspondeu a extinção…

Greve obriga a cancelar espectáculo de teatro na Escola Ginestal Machado

A Direcção de Curso e Direcção do Agrupamento de Escolas Ginestal Machado decidiu em reunião tomar a decisão de cancelar a apresentação do exercício…