No próximo dia 26 de Junho, pelas 17H00, será lançado, na Praça do Peixe, em Torres Novas, o catálogo da exposição «José Vassalo. Um mausoléu singular», no dia do encerramento desta mostra de arte cuja curadoria teve a assinatura de Margarida Elias e Raquel Henriques da Silva e que foi promovida conjuntamente pelo Município de Torres Novas e pela família do artista. Durante a sessão, haverá um momento musical com a participação dos alunos do Conservatório de Música do Choral Phydellius.

A exposição dedicada ao pintor com raízes familiares e profissionais em Torres Novas abriu no dia 26 de Março, na Praça do Peixe. Os serviços educativos do Museu Municipal Carlos Reis desenvolveram numerosas oficinas artísticas com as crianças das nossas escolas, tendo estas oficinas constituído uma parte relevante da iniciativa.

Nascido em Lisboa em 1944 e falecido na mesma cidade em 2016, doutorado em matemática pela Universidade de Paris, professor catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o artista manteve praticamente secreta uma obra pictórica só acessível a alguns amigos e familiares. O catálogo reflete o trabalho exposto, em que foram incluídos vários trabalhos exemplificativos da grande qualidade estética que atingiu, das séries que o próprio dividiu em retratos, músicos, cavalos, paisagens e outros. Entre os trabalhos expostos e reproduzidos no catálogo estão obras da coleção da família, mas também várias obras doadas ao Município de Torres Novas, e uma das obras da doação ao Município de Sintra, doações essas feitas in memoriam do seu tio, Manuel Vieira Borga Sobrinho.

O texto do catálogo é da autoria da investigadora Margarida Elias. Esta obra conta ainda com a publicação de um texto inédito de José Vassalo, intitulado «Pintura…».

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.