Leonor Keil enche palco do Teatro Sá da Bandeira com as suas dez personagens e um cão

O Teatro Sá da Bandeira (TSB) recebeu, nos dias 22 e 23 de Fevereiro, duas interpretações de Leonor Keil, em “Noite de Reis: dez personagens e um cão”, uma criação do britânico John Mowat a partir de “Noite de Reis” de William Shakespeare.

Leonor Keil, numa interpretação a solo, deu vida a dez personagens e um cão, num misto de, como descreve John Mowat, “confusão, caos, troca de identidade, intriga, amor, luxúria, embriaguês, comportamento desenfreado, artimanha, demência, sedução e lascívia”.

Ao longo de quase uma hora de espectáculo, Leonor Keil encheu o palco do TSB com as personagens cómicas a que deu vida, fazendo a plateia soltar várias gargalhadas com o enredo e com a versatilidade que assumia na troca de papéis que era feita de forma tão natural.

Baseando-se na peça homónima de Shakespeare – cujo título em inglês (Twelfth night, Or what you will, de 1602) remete tanto para a festa da Epifania, como para a comicidade da trama –, o espectáculo centra-se nas personagens de Viola e Sebastian, os irmãos gémeos que, tendo naufragado, arribam separados às costas de Illyria, ignorando que o outro também se salvara. Instalada a confusão, a intérprete desempenha as demais personagens da peça, num complexo exercício de reinvenção que recupera os equívocos da ilusória Illyria de Shakespeare.

Leonor Keil nasceu em Lisboa em 1973. Como intérprete de Dança destaca a sua colaboração com Joana Providência, Madalena Vitorino, Marta Lapa, João Fiadeiro, Paulo Ribeiro, Francisco Camacho, José Wallenstein, Cláudio Hochman, John Mowat e Companhia TPO (Itália). Na Companhia Paulo Ribeiro, da qual é intérprete regular desde 1995, foi-lhe atribuída uma Menção Honrosa pela sua interpretação na obra “Rumor de Deuses” nos “V Rencontres Chorégraphiques Internationales de Seine Saint Denis, 1996” e em 1999 foi-lhe atribuído o prémio “Revelação – José Ribeiro da Fonte” pelo Instituto Português das Artes do Espectáculo. Em 2002, foi uma das intérpretes escolhidas para participar no programa “Vif du Sujet” do Festival d’Avignon.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS