A febre catarral ovina, conhecida como língua azul, está a afectar nove distritos de Portugal, no Centro, Lisboa e Alentejo, e a vacinação é obrigatória para reprodutores, segundo dados hoje divulgados.

De acordo com o último edital da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), disponibilizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), o serotipo 4 do vírus da língua azul está a afectar Castelo Branco (todos os concelhos), Coimbra (Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua), Guarda (Gouveia, Fornos de Algodres, Seia), Viseu (Carregal do Sal, Castro Daire, Seia, Nelas, Tondela e Viseu) e Santarém (todos).

Por sua vez, em Lisboa e Vale do Tejo, estão afetados todos os concelhos do distrito de Setúbal.

Já no Alentejo, todos os distritos e concelhos estão abrangidos.

“A área geográfica afetada pelos serotipos um e quatro do vírus da língua azul é constituída por todos os concelhos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve”, lê-se na nota divulgada pela confederação.

Nestas áreas, é assim obrigatória a vacinação dos ovinos reprodutores adultos e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos três meses.

Segundo a CAP, a vacina é fornecida às organizações de produtores pecuários, sendo que a DGAV aconselha ainda a vacinação dos restantes animais de espécies sensíveis, como bovinos.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Leia também...

Caminhada pela sustentabilidade

A Associação Social Amigos de Samora Correia – ASASC promove a Caminhada pela Sustentabilidade que irá decorrer na manhã de domingo, 24 de Setembro,…

IP Santarém assinala 42 anos de vida

O Instituto Politécnico de Santarém comemorou hoje os seus 42 anos, assinalando o crescimento que a instituição de ensino superior tem tido, registando, actualmente,…

Homem detido na posse de duas armas brancas em Ferreira do Zêzere

Um homem de 28 anos foi detido na posse de duas armas brancas, no concelho de Ferreira do Zêzere, a 28 de Fevereiro, pela…

Campanha “Taxa Zero ao Volante” arranca para alertar para a condução sob a influência do álcool

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) lançam na terça-feira, 6 de…