A febre catarral ovina, conhecida como língua azul, está a afectar nove distritos de Portugal, no Centro, Lisboa e Alentejo, e a vacinação é obrigatória para reprodutores, segundo dados hoje divulgados.

De acordo com o último edital da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), disponibilizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), o serotipo 4 do vírus da língua azul está a afectar Castelo Branco (todos os concelhos), Coimbra (Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua), Guarda (Gouveia, Fornos de Algodres, Seia), Viseu (Carregal do Sal, Castro Daire, Seia, Nelas, Tondela e Viseu) e Santarém (todos).

Por sua vez, em Lisboa e Vale do Tejo, estão afetados todos os concelhos do distrito de Setúbal.

Já no Alentejo, todos os distritos e concelhos estão abrangidos.

“A área geográfica afetada pelos serotipos um e quatro do vírus da língua azul é constituída por todos os concelhos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve”, lê-se na nota divulgada pela confederação.

Nestas áreas, é assim obrigatória a vacinação dos ovinos reprodutores adultos e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos três meses.

Segundo a CAP, a vacina é fornecida às organizações de produtores pecuários, sendo que a DGAV aconselha ainda a vacinação dos restantes animais de espécies sensíveis, como bovinos.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Leia também...

Torre do Bispo tem novo espaço de lazer

A requalificação do Largo da Torre do Bispo foi inaugurada, no dia 10 de Dezembro, por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém…

Governo prorroga programa de apoio a lares de idosos

O Governo vai prorrogar os programas de apoio para reforço de recursos humanos em equipamentos sociais, nomeadamente em estruturas de apoio a idosos em…

PSP de Santarém cumpre mandato de detenção por crime de homicídio

O Comando Distrital de Santarém da PSP procedeu, no dia 10 de abril, cerca das 09h45, à detenção fora de flagrante delito de um…

Estilhaço de bomba da guerra na Ucrânia depositado no túmulo da irmã Lúcia

Um estilhaço de uma bomba da guerra na Ucrânia foi depositado na segunda-feira junto ao túmulo da Irmã Lúcia, em Fátima, numa prece pela…