Oito das 14 urgências de pediatria da região de Lisboa vão estar abertas 24 horas no Verão, entre julho e setembro, três vão encerrar às 21:00 e outras têm constrangimentos previstos, segundo deliberação da direção executiva do SNS.

Abertos 24 horas vão estar os serviços do Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha, Hospital Distrital de Santarém, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Santa Maria, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – Hospital D. Estefânia, Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), Hospital de Vila Franca de Xira e Hospital de Cascais.

“Os horários são definidos para o período de 1 de julho a 30 de setembro de 2023, devendo ser revistos, em função da experiência do modelo, da variação da procura e da disponibilidade de recursos humanos”, lê-se na deliberação assinada pelo Diretor Executivo da DE-SNS, Fernando Araújo.

A deliberação prevê para a Cidade de Lisboa, entre julho e setembro, cinco Serviços de Urgência de Pediatria a funcionar de forma ininterrupta sete dias/semana e dois apenas durante o período diurno (um com encerramento aos fins de semana).

Na área do Ribatejo e Oeste da Região de Lisboa e Vale do Tejo estão previstos dois Serviços de Urgência de Pediatria a funcionar de forma ininterrupta e um a funcionar durante o período diurno e um com suspensão da atividade de forma rotativa aos fins de semana.

Já na Península de Setúbal, prevê-se um Serviço de Urgência de Pediatria a funcionar de forma ininterrupta e dois – Centro Hospitalar Barreiro Montijo e Centro Hospitalar de Setúbal – a funcionar com suspensões rotativas da atividade, coincidentes com períodos de suspensão da atividade do bloco de partos, mas assegurando sempre a abertura em permanência de pelo menos dois serviços em pleno funcionamento na Península de Setúbal.

Abertos das 09-21h (horário para a admissão de doentes) vão estar o Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Torres Vedras, o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Unidade de São Francisco Xavier (horário para a admissão de doentes até às 22h) e Hospital de Loures (suspende atividade de sexta-feira a domingo).

No Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Torres Novas está prevista a suspensão da atividade ao fim de semana de 15 em 15 dias.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…