Tomar passa à final nas 7 Maravilhas à Mesa

Uma demonstração de esgrima histórica por cavaleiros templários abriu a noite e Carolina Deslandes foi a artista convidada da sexta Gala das 7 Maravilhas à Mesa®, que foi emitida pela RTP1 e RTP Internacional a partir da Praça da República de Tomar

As Mesas de Chaves e de Tomar foram as duas apuradas na noite de ontem, numa Gala emitida pela RTP1 e RTP Internacional, que decorreu no centro de Tomar. Para além das duas mesas que passam à final, estavam em votação as mesas de Arraiolos, São Roque do Pico, Sever do Vouga, Silves e Sintra, que terminam aqui a sua participação na eleição das 7 Maravilhas à Mesa®.

Carolina Deslandes, artista convidada da noite, cantou o “Avião de Papel” em Tomar e Daniel Pereira Cristo e a sua banda, residentes nas deste ano, fizeram uma Rapsódia à Mesa de temas tradicionais. Centenas de pessoas assistiram ao vivo na Praça da República, com uma atuação da Thomar Honoris, que honraram a herança templária.

Ainda há 2 finalistas para apurar nos próximos domingos, entre 14 mesas que já estão em votação. A próxima gala é a 2 de setembro em Lagoa. As 14 finalistas voltam a ser votadas entre 9 e 16 de setembro, e mantêm nessa segunda fase de votação pública os números de telefone atribuídos. As 7 vencedoras são reveladas a 16 de setembro, em Albufeira.

A votação é feita por chamada telefónica e as Mesas vão sendo eliminadas nas Galas emitidas aos domingos, com duas candidatas apuradas em cada Gala, que passam assim à Final a 16 de setembro. Os números de votação podem ser consultados no site oficial das 7 Maravilhas.

Sobre as 7 Maravilhas à Mesa®

O grande objectivo das 7 Maravilhas à Mesa® é promover as regiões e o mundo rural, através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências no território. Um país tão pequeno, mas tão rico na sua diversidade de pratos de norte a sul do país e ilhas e no desafio da sua harmonização com os vinhos produzidos localmente e a oferta turística adjacente.

Em cada uma das sete galas com emissão televisiva serão eleitas duas mesas finalistas, num total de 14.

Os vencedores serão os mais votados numa 8ª gala em Albufeira, a Finalíssima, obtendo-se um roteiro eno-gastronómico único, de expressão nacional. O projecto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Conta ainda com o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, dos Vinhos de Portugal e dos Vinhos do Dão.

É desenvolvido em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

O Conselho Científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o IVV, a RIPTUR – Rede de Instituições Politécnicas do Turismo e o Turismo de Portugal.

info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS