Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, disse que os organismos locais da Região de Lisboa e Vale do Tejo estão a trabalhar em conjunto para “isolar os riscos” de propagação da pandemia de covid-19 em lares.

“A nossa principal preocupação são os lares”, sublinhou Duarte Cordeiro à agência Lusa, acrescentando que é necessário “trabalhar para isolar os riscos” de disseminação da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus nestas instituições.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares falava depois de três reuniões com vários organismos locais da Região de Lisboa e Vale do Tejo, em Santarém, de onde saiu a garantia de que os lares deste território “estão a funcionar em segurança”.

O governante foi um dos cinco secretários de Estado designados pelo primeiro-ministro, António Costa, na segunda-feira, para a coordenação da execução aos níveis local e regional das medidas de combate à pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2, no âmbito da declaração de estado de emergência.

Foram designados pelo chefe do Governo os secretários de Estado (da Mobilidade) Eduardo Pinheiro para a região Norte, João Paulo Rebelo (Juventude e Desporto) para a região Centro, Duarte Cordeiro (Assuntos Parlamentares) para Lisboa e Vale do Tejo, Jorge Seguro Sanches (Adjunto e da Defesa Nacional) para o Alentejo e José Apolinário (Pescas) para o Algarve.

Sem adiantar que medidas serão implementadas, Duarte Cordeiro referiu que “estas primeiras reuniões tiveram como principal objectivo, no fundo, tirar uma fotografia daquilo que tem sido o trabalho das várias entidades, organismos públicos e forças de segurança no território”.

Feito o primeiro “ponto de situação”, o secretário de Estado explicou que agora vai ser necessário “uniformizar procedimentos” e aplicar as “boas práticas” feitas ao nível de cada um dos distritos que integram a região de Lisboa e Vale do Tejo e aplicá-los “ao nível regional”.

Nas reuniões estiveram presentes o presidente da Administração Regional de Saúde deste território, Luís Pisco, o delegado de saúde regional, Mário Durval, o comandante distrital da GNR, coronel Jorge Goulão, e o comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, o superintendente Paulo Pereira.

Os presidentes das Comunidades Intermunicipais do Oeste, Pedro Folgado, Médio Tejo, Anabela Freitas, e Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, assim como o primeiro secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, também participaram nestas reuniões.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…