Foto: Centro Humberto Delgado em Torres Novas

O Centro Humberto Delgado (CHUDE), em Torres Novas, vai acolher no domingo, dia 18 de Fevereiro, a apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”, uma edição da URAP – União dos Resistentes Antifascistas Portugueses.

Em nota de imprensa, o município indica que José Pedro Soares, coordenador da URAP e ex-preso político, fará a apresentação de um livro que “procura dar uma contribuição para (…) resgatar de um relativo esquecimento o relevante papel das mulheres portuguesas no combate à ditadura fascista” e que, além das histórias da prisão, inclui uma listagem de mulheres presas e dados estatísticos sobre as prisões e as cadeias.

As ex-presas políticas Ana Abel, Bárbara Judas e Georgina Azevedo estarão presentes nesta sessão de ‘Rodas de Conversa’, num ciclo que incide sobre a liberdade, democracia e direitos humanos, trazendo à conversa o seu “testemunho enquanto vítimas dos violentos métodos da PIDE, as suas histórias de luta e resistência”.

No mês marcado pelo assassinato de Humberto Delgado, vítima de uma emboscada da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) no dia 13 Fevereiro de 1965, a programação de fevereiro do CHUDE – Centro Humberto Delgado tem como tema principal as prisões da ditadura portuguesa, numa “homenagem a todas as pessoas que foram presas, torturadas e mortas pela PIDE”.

Leia também...

𝗩𝗶𝗱𝗶𝗴𝘂𝗲𝗶𝗿𝗮 𝘃𝗲𝗻𝗰𝗲 𝟯º 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗖𝗮𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗥𝘂𝗿𝗮𝗹

O município de Vidigueira venceu o 3º Festival Nacional da Canção Rural que decorreu no dia 6 de Julho, no Convento de S. Francisco,…

Incêndio em Alcanede foi dominado durante a madrugada

O incêndio que deflagrou na tarde de terça-feira, 29 de Julho, em Alcanede, foi dado como dominado pelas autoridades às 04h10 desta quarta-feira, segundo…

Jovens europeus debatem alterações climáticas na aldeia de Arroquelas

Sessenta jovens de 10 países europeus estão, até segunda-feira, na aldeia de Arroquelas, no concelho de Rio Maior, a participar no projeto internacional Erasmus…

“As bonecas foram em criança um enorme estímulo à imaginação e criatividade”

Raul Lopes, natural de Santarém, é formado em Arquitetura, porém não foi a área que seguiu profissionalmente. Desde muito novo que demonstrava um enorme…