Ludgero Mendes foi distinguido com o Colar de Mérito da Federação do Folclore Português.
Daniel Café, presidente da Federação, procedeu à condecoração no decorrer da Assembleia Geral Extraordinária que decorreu no passado dia 30 de Junho e sublinhou a justeza da atribuição do Colar de Mérito ao dirigente membro fundador da Federação e actual vice-presidente.
No decorrer da sessão, Ludgero Mendes agradeceu a distinção e lembrou o acompanhamento que prestou à Federação “em momentos de crescimento e também de alguma crise, numa caminhada que me levou a aprender tudo o que devo a esta causa”, disse.
Ludgero Mendes é um dos membros fundadores da Federação do Folclore Português, tendo sido o primeiro Presidente do Conselho Fiscal exercendo, ainda, funções na direcção em vários mandatos da Federação, no Conselho Técnico Nacional e Conselho Técnico Regional do Ribatejo. Actualmente é vice-presidente da direcção, predicados, só por si, merecedores de tal distinção.
É conhecido o seu empenho na defesa do movimento associativo e o trabalho meritório no campo do folclore e da etnografia no qual se tem constituído uma personalidade incontornável, tanto nos domínios da conceptualização teórica, da problemática técnica como no acompanhamento que tem prestado a inúmeros grupos e instituições de todo o país.
O homenageado foi membro e coordenador do Conselho Técnico Regional do Ribatejo durante vários mandatos, revelando sempre uma grande e constante proximidade com todos os folcloristas e uma atitude sempre colaborante na prossecução de melhores desempenhos e representatividade dos grupos.
Para Manuel João, director do Jornal Folclore “é mais que justa esta distinção a quem tanto tem prestado de si ao processo de valorização, qualificação e reconhecimento da cultura tradicional e popular portuguesa. Trata-se de uma individualidade que, certamente, figurará na história do movimento folclórico nacional”, admite.