Ludgero Mendes foi distinguido com o Colar de Mérito da Federação do Folclore Português.

Daniel Café, presidente da Federação, procedeu à condecoração no decorrer da Assembleia Geral Extraordinária que decorreu no passado dia 30 de Junho e sublinhou a justeza da atribuição do Colar de Mérito ao dirigente membro fundador da Federação e actual vice-presidente.

No decorrer da sessão, Ludgero Mendes agradeceu a distinção e lembrou o acompanhamento que prestou à Federação “em momentos de crescimento e também de alguma crise, numa caminhada que me levou a aprender tudo o que devo a esta causa”, disse.

Ludgero Mendes é um dos membros fundadores da Federação do Folclore Português, tendo sido o primeiro Presidente do Conselho Fiscal exercendo, ainda, funções na direcção em vários mandatos da Federação, no Conselho Técnico Nacional e Conselho Técnico Regional do Ribatejo. Actualmente é vice-presidente da direcção, predicados, só por si, merecedores de tal distinção.

É conhecido o seu empenho na defesa do movimento associativo e o trabalho meritório no campo do folclore e da etnografia no qual se tem constituído uma personalidade incontornável, tanto nos domínios da conceptualização teórica, da problemática técnica como no acompanhamento que tem prestado a inúmeros grupos e instituições de todo o país.

O homenageado foi membro e coordenador do Conselho Técnico Regional do Ribatejo durante vários mandatos, revelando sempre uma grande e constante proximidade com todos os folcloristas e uma atitude sempre colaborante na prossecução de melhores desempenhos e representatividade dos grupos.

Para Manuel João, director do Jornal Folclore “é mais que justa esta distinção a quem tanto tem prestado de si ao processo de valorização, qualificação e reconhecimento da cultura tradicional e popular portuguesa. Trata-se de uma individualidade que, certamente, figurará na história do movimento folclórico nacional”, admite.

Leia também...

Entroncamento, Torres Novas e V.N. da Barquinha recebem ‘VOLver’

Os municípios do Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha recebem entre 18 de Maio e 11 de Dezembro, a programação cultural em rede…

Obras da Residência Artística de Santarém para ver no Centro Cultural

A exposição relativa à RAS#6 – Residência Artística de Santarém que decorreu no Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS), de 16 a 22 de…

Correio do Ribatejo à caça das memórias do Leão de Rio Maior

Estamos em Janeiro de 1973: a então pacata vila de Rio Maior andava em sobressalto, uma vez que se iam avolumando os relatos que…

Abrantes assinala 25 de Abril nas plataformas digitais

As comemorações do 46.º aniversário do 25 de Abril vão ser assinaladas em Abrantes através de vários vídeos evocativos da ‘Revolução dos Cravos’, que…