O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento pretende ser um ponto de referência na cultura de Santarém.
Esta manhã, recebeu o vereador da Cultura da Câmara de Santarém, Nuno Domingos, para lhe apresentar o projecto cultural e turístico que pretende desenvolver no Convento das Capuchas, no centro histórico de Santarém, espaço onde a congregação guarda alguns dos mais interessantes e singulares tesouros do património cultural da cidade.
Mafalda Leitão, responsável pelo projecto refere que a Congregação está atenta aos sinais dos tempos e dos lugares de modo a poderem dar as respostas necessárias.
“Gostávamos de ajudar a mudar Santarém, a torná-la ainda mais conhecida, mais atrativa do que já é. Santarém tem muito potencial do ponto de vista cultural. É cada vez mais importante trabalhar em rede. Abrir este novo espaço às Escolas do Concelho durante o próximo ano”, afirmou.
Nuno Domingos referiu a importância daquele Centro de Conhecimento, com a referência e a importância inerentes ao legado deixado pela sua mentora, Madre Luiza Andaluz, bem como o facto desta nova valência do convento das Capuchas poder vir a permitir também ser visitada, já que dispõe de “um património verdadeiramente singular e em alguns aspectos único, reconhecendo-lhe grande potencialidade”.
O espaço que mantém a função social e educativa que o caracteriza desde as suas origens e sempre foi o móbil de toda a acção de Luísa Andaluz, abriu recentemente um Centro de Apoio Académico que tem acolhido inúmeros estudantes do Instituto Politécnico da Cidade, bem como a casa mãe, já disponível para visitação e pernoita.
João Teixeira Leite, vice-presidente da autarquia, com o pelouro do Turismo e da Educação, enaltece a abertura e a predisposição da instituição referindo que “para o Município será um privilégio incluir este importante património e colocá-lo à disposição de todos quantos queiram visitar o nosso Concelho, desfrutando de um dos mais bonitos centros históricos do nosso País”, disse.