O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento pretende ser um ponto de referência na cultura de Santarém.

Esta manhã, recebeu o vereador da Cultura da Câmara de Santarém, Nuno Domingos, para lhe apresentar o projecto cultural e turístico que pretende desenvolver no Convento das Capuchas, no centro histórico de Santarém, espaço onde a congregação guarda alguns dos mais interessantes e singulares tesouros do património cultural da cidade. 

Mafalda Leitão, responsável pelo projecto refere que a Congregação está atenta aos sinais dos tempos e dos lugares de modo a poderem dar as respostas necessárias.

“Gostávamos de ajudar a mudar Santarém, a torná-la ainda mais conhecida, mais atrativa do que já é. Santarém tem muito potencial do ponto de vista cultural. É cada vez mais importante trabalhar em rede. Abrir este novo espaço às Escolas do Concelho durante o próximo ano”, afirmou.

Nuno Domingos referiu a importância daquele Centro de Conhecimento, com a referência e a importância inerentes ao legado deixado pela sua mentora, Madre Luiza Andaluz, bem como o facto desta nova valência do convento das Capuchas poder vir a permitir também ser visitada, já que dispõe de “um património verdadeiramente singular e em alguns aspectos único, reconhecendo-lhe grande potencialidade”.

O espaço que mantém a função social e educativa que o caracteriza desde as suas origens e sempre foi o móbil de toda a acção de Luísa Andaluz, abriu recentemente um Centro de Apoio Académico que tem acolhido inúmeros estudantes do Instituto Politécnico da Cidade, bem como a casa mãe, já disponível para visitação e pernoita.

João Teixeira Leite, vice-presidente da autarquia, com o pelouro do Turismo e da Educação, enaltece a abertura e a predisposição da instituição referindo que “para o Município será um privilégio incluir este importante património e colocá-lo à disposição de todos quantos queiram visitar o nosso Concelho, desfrutando de um dos mais bonitos centros históricos do nosso País”, disse.

Leia também...

Prisão preventiva para homem que agredia e ameaçava de morte a mulher

Um homem, de 67 anos de idade, foi detido pela GNR, no dia 11 de Agosto, e vai aguardar julgamento em prisão preventiva pelo…

Movimento insiste na “urgência” da limpeza diária de jacintos no rio Sorraia

O movimento Juntos pelo Sorraia insistiu hoje na “urgência” da remoção “diária” dos jacintos que continuam a invadir o rio Sorraia, pedindo que seja…

Finalistas das escolas INSIGNARE receberam os seus diplomas

Cerca de 500 pessoas participaram na Cerimónia Oficial de Entrega de Diplomas aos Alunos Finalistas da Escola Profissional de Ourém e da Escola de…

Centenas de alunos marcharam em Alcanena contra maus cheiros

Cerca de 600 alunos protestaram esta segunda-feira, 28 de Outubro, contra os maus cheiros em Alcanena, tendo promovido uma marcha silenciosa entre a escola…