O Flutuar, Festival Internacional de Balonismo de Coruche traz aos céus da região, de 29 de Outubro a 3 de Novembro, mais de 30 balões de ar quente, das mais diferentes formas, provenientes de vários países.

O festival apresenta este ano “o maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente com passageiros, um gigante com mais de 40 metros de altura e capacidade para 34 pessoas”.

A terceira edição do Flutuar, evento que trouxe à vila de Coruche cerca de 30 mil pessoas em 2017 e 2018, tem este ano 33 balões, de equipas nacionais e estrangeiras, alguns dos quais apresentam formas como o rosto do pintor holandês Vincent Van Gogh ou de Bidu, primeira personagem do cartoonista brasileiro Maurício de Sousa.

Haverá ainda uma “Superbike” de 37 metros de altura e 46 de largura, sendo que os voos livres de balão vão acontecer às 07h00 em todos os dias do evento, com reforço de um segundo voo às 16h00 na sexta-feira, sábado e domingo (1, 2 e 3 de Novembro), havendo “promoções especiais”.

O festival tem este ano “mais actividades para toda a família”, proporcionando, além dos voos livres de balão, um programa, de 01 a 03 de Novembro, que inclui jornadas de gastronomia tradicional, feiras do livro e artesanato.

Está ainda agendada uma exposição de construções com peças Lego, ‘Street Food Fest’, animação de rua e ‘street art’, insufláveis, uma caminhada, concentração e passeio de viaturas clássicas e um espectáculo de luz e música eletrónica ‘Night Glow’.

Como novidades, o programa inclui ainda ‘workshops’, drones e radiomodelismo aéreo, realizados pelo Aero Club de Portugal.

O evento, organizado pela Windpassenger e pela Câmara de Coruche, procura ainda consciencializar o público para a importância da floresta de montado, com as viagens de balão a sobrevoarem as paisagens dominadas pelo sobreiro e pelo rio Sorraia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, além do destaque dado à “riqueza do património natural e cultural do concelho, nomeadamente, a maior mancha de montado de sobro do país, o centro histórico e a zona ribeirinha da vila”, a “grande vantagem competitiva” do festival “reside na dinâmica económica e turística que consegue imputar durante os dias do evento, e também no impacto que tem ao longo do ano”.

A organização sublinha que as actividades aéreas – voos de balão de ar quente, balões de ar quente estáticos e a Night Glow – só se realizam “se todas as condições meteorológicas e de segurança estiverem garantidas”.

Leia também...

Cerimónia do Dia do ISLA adiada devido ao Covid-19

O ISLA de Santarém decidiu adiar a Cerimónia do Dia do ISLA que se iria realizar no próximo dia 14 de Março, no Convento…

Despiste de motociclo provoca um ferido grave

O condutor de um motociclo ficou em estado considerado grave na sequência de um despiste que ocorreu pelas 15h50, de quinta-feira, 17 de Outubro,…

Maia Frazão reeleito provedor da Misericórdia de Pernes

Manuel Maia Frazão, reeleito provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, tomou posse no sábado, 11 de Janeiro. Maia Frazão vai manter-se ainda…

Carteira acusada de peculato e violação de correspondência

O Ministério Público de Benavente acusou hoje uma carteira pela prática de 35 crimes de peculato, 22 crimes de violação de correspondência e outros…