As pessoas com 43 ou mais anos de idade já podem fazer o pedido de marcação para tomar a vacina contra a covid-19 na plataforma de autoagendamento da Direção-Geral da Saúde.

A `task force´ que coordena o plano de vacinação em Portugal já tinha anunciado que pretendia, na semana de 06 de Junho, começar a vacinar a faixa etária dos 40 aos 49 anos e, na semana de 20 de Junho, o grupo dos 30 aos 39.

O portal destinado ao autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de Abril, contemplando agora as pessoas acima dos 43 anos, depois de ter sido aberto para maiores de 45,50,55, 60 e 65 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, Portugal continental ultrapassou no domingo a marca das seis milhões de doses de vacinas administradas contra a covid-19, das quais cerca de 3,8 milhões correspondem a primeiras doses e cerca de 2,2 milhões a segundas doses.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 40% da população (incluindo Regiões Autónomas) já recebeu pelo menos uma dose da vacina e mais de 22% já tem o esquema vacinal completo.

No continente a percentagem das pessoas com mais de 60 anos que já recebeu uma dose da vacina é de quase 95% e a das pessoas com idade superior a 50 anos é de 81%.

A pandemia de covid-19 já provocou em Portugal 17.036 mortos dos 853.034 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leia também...

Utente do Hospital de Santarém cria livro digital de apoio ao luto parental

Cíntia Michaelsen, utente do Hospital Distrital de Santarém (HDS), criou um livro em suporte digital intitulado “Apoio e Suporte ao Luto Parental”, visando ajudar…

Vitória e Correio do Ribatejo em evento solidário

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes, mais uma vez em parceria com o Vitória Clube de Santarém e com o apoio do…

ACES Lezíria reorganiza atendimento a doentes com infecções respiratórias

Foto ilustrativa O ACES Lezíria vai reorganizar o serviço de atendimento para os doentes com patologias respiratórias, onde se inclui a covid-19, durante todo…

Centro Hospitalar do Médio Tejo garante que exames TAC não têm lista de espera

O Centro Hospitalar do Médio Tejo garantiu hoje que “não existe lista de espera” para a realização de exames de Tomografia Axial Computorizada (TAC)…