A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, até às 16:00, 337 ocorrências devido a chuva forte e trovoada em todo o país, disse hoje fonte oficial à agência Lusa.

Entre as 00:00 e as 16:00, foram registadas 337 ocorrências a nível nacional, mobilizando 1.177 operacionais e 398 meios terrestres, afirmou à agência Lusa Alberto Fernandes, oficial de operações do comando nacional da ANEPC.

Grande parte das ocorrências deveu-se a pequenas inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa (221).

Os distritos mais afetados são Lisboa (99), Porto (73) e Leiria (33).

As ocorrências não provocaram vítimas, nem danos, adiantou a mesma fonte da ANEPC.

O oficial de operações do comando nacional da ANEPC adiantou que se prevê um desagravamento das condições climatéricas a partir das 18:00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém, Lisboa e Setúbal sob aviso laranja até às 15:00, devido à previsão de trovoada e chuva forte ou intensa.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Bragança até às 18:00, e Vila Real, até às 21:00, devido a chuva ou a trovoada, no caso do último distrito.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.