Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda Vila Real, Braga, Porto e Bragança em perigo muito elevado.

Dezenas de outros concelhos dos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria, Santarém Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão em perigo elevado de incêndio.

Este risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 4.831 ocorrências de fogo já afetaram pelo menos 10 mil hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente uma pequena descida da temperatura máxima, céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do início da tarde e chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro até meio da manhã.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12ºCelsius (Guarda) e os 19º (Faro) e as máximas entre os 21 (Viana do Castelo) e os 32º (Faro).

Leia também...

Série “Glória” rodada no Ribatejo passa na Netflix e vai dar visibilidade à ficção portuguesa

A série “Glória”, que, na passada sexta-feira, dia 29, chegou à plataforma…

Avisan de 1 a 3 de Dezembro em Santarém

A Avisan – Exposição de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios,…

Dez distritos sob aviso amarelo devido à chuva até segunda-feira

Dez distritos de Portugal continental entram progressivamente em aviso amarelo entre hoje…
Foto de Arquivo

Preso preventivamente suspeito de atear fogos no Entroncamento

Um homem suspeito de ter ateado incêndios no Parque do Bonito, no…