Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real, e Bragança em perigo muito elevado.

Outros concelhos de todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Devido ao tempo quente, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sábado.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as 4.315 ocorrências de fogo já afetaram 9.185 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste, vento por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo da Roca, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro e descida da temperatura máxima, exceto no sotavento algarvio, e subida da mínima.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 14 graus Celsius (Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Guarda, Viseu e Coimbra) e os 21 (Faro) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 33 (em Castelo Branco).

Leia também...

Câmara de Abrantes assegura que obras em ribeira seguem as “melhores práticas”

A Câmara de Abrantes, no distrito de Santarém, disse hoje que o projecto de requalificação da ribeira de Rio de Moinhos “está a ser…

Mais de 7.500 incêndios e mais de 58.000 hectares ardidos este ano

Um total de 7.517 incêndios rurais foram registados nos primeiros seis meses deste ano em Portugal continental, tendo provocado 58.354 hectares de área ardida,…

Distrito de Santarém perdeu mais de 28 mil habitantes numa década

Concelho de Benavente foi o único da região a crescer em número de habitantes.

Santarém conseguiu reduzir dívida em 61,9% entre 2014 e 2022 – Tribunal de Contas

O município de Santarém, que estava entre os mais desequilibrados e endividados do país, conseguiu reduzir a dívida total em 61,9% entre 2014 e…