Cerca de 15 pessoas marcaram presença numa vigília, esta quinta-feira, 8 de Julho, no Jardim da Liberdade, em Santarém, para exigir justiça para Samuel Luiz Muñiz, um jovem que foi espancado até à morte por 13 indivíduos na Corunha, Galiza, naquele que é considerado ataque LGBTIfóbico.

A vigília foi organizada pelos representantes da Marcha do Orgulho de Santarém, onde houve lugar a um discurso sobre a morte de Samuel Muñiz, assim como em relação a outros casos de lgbti+fobia em Portugal e na Europa. Os participantes partilharam palavras de ordem e terminaram a acção com um minuto de silêncio em memória do jovem assassinado na Galiza.

A morte de Samuel Luiz Muñiz, de apenas 24 anos, provocou a revolta em mais de 70 localidades na região da Galiza. Na passada segunda-feira, a população saiu à rua para exigir justiça pelo jovem homossexual, ocupando as praças para repudiar a violência contra a população LGBTI+, que tem escalado em Espanha nas últimas semanas. Outras cidades como Barcelona, Bilbao, Valência, Madrid foram palco de manifestações idênticas

Em Portugal várias pessoas organizaram-se em vigílias, nas suas respectivas cidades, para exigir justiça para Samuel e em sinal de solidariedade para com o movimento LGBTI+ em Espanha.

Leia também...

Convento de Cristo recebe conferência ‘Nova Filosofia do Mar’

O Convento de Cristo, em Tomar, acolhe no sábado, 30 de Setembro, a conferência ‘Nova Filosofia do Mar’, no âmbito da exposição/instalação “Telesma e…

Grupo VITA lança projeto “Igreja mais segura” para aumentar proteção e transparência

O projeto “Igreja mais segura”, iniciativa do Grupo VITA que arranca hoje, visa aumentar a capacidade de proteção de crianças e adultos vulneráveis em…

Gala dos Vinhos do Tejo revela melhores da região em noite de muitos prémios (galeria de fotos)

A Gala Vinhos do Tejo 2023, que decorreu na noite deste sábado, 3 de Junho na ODE Winery, em Vila Chã de Ourique, Cartaxo,…

Aniversário de entrega do Nobel da Literatura a Saramago assinalado com doação a Azinhaga

Os 25 anos da entrega do Nobel da Literatura ao escritor português José Saramago serão assinalados no domingo com a doação de parte da…