A companhia nacional ferroviária espanhola, Renfe, pediu desculpas por “uma falha no desenho” num mapa que distribuiu numa revista da empresa, onde Vigo está situado em Portugal, Lisboa em Santarém e o Porto quase em Viseu.

“Pedimos desculpas pelo que foi uma falha no desenho ao ajustar a disposição das linhas no mapa em todo o território”, afirma a Renfe na rede social Twitter, agradecendo a todos os que detectaram e avisaram a empresa “deste erro, que sem dúvida será resolvido na próxima edição”.

O mapa de Portugal e Espanha que pretende sublinhar a interoperacionalidade da rede de comboios da empresa espanhola vem reproduzido no último número da revista da companhia “Club-Renfe”.

Vários utilizadores das redes sociais, principalmente portugueses, publicaram imediatamente uma série de mensagens sobre o sucedido.

“Os mapas de rede da Renfe têm Vigo em Portugal, Lisboa em Santarém e o Porto quase em Viseu (já para não falar das localizações bastante desviadas de outras cidades espanholas). No fundo: para lá de Madrid, a gente que se entenda…”, começou por escrever o jornalista Rúben Martins, do jornal Público, no Twitter na terça-feira ao fim do dia, sem saber que iria iniciar uma série de reações.

Entretanto, em Espanha também já foram detectados outros erros, como o facto de a Corunha, Santander ou Gijón estarem localizados longe do mar, ou Badajoz longe da fronteira portuguesa, entre outros erros de localização.

A mensagem de Rúben Martins teve as mais diversas reacções, como por exemplo “Era engraçado ver onde colocariam Olivença”, “24 anos até descobrir que vivo em Vigo. Credo @Renfe“ ou “Vigo em Portugal… E no meio da serra do Jurês/Gerês?”, para só citar alguns.

Leia também...

Cidade de Santarém passa a ter duas áreas dedicadas de atendimento de doentes respiratórios

A cidade de Santarém passa a ter dois locais distintos para atendimento…

Dois homens e uma mulher constituídos arguidos por posse e cultivo de cannabis

Dois homens e uma mulher foram constituídos arguidos, na quinta-feira, 27 de…

Costa salienta “belíssimo momento” da agricultura portuguesa na FNA

O primeiro-ministro salientou ontem, durante uma visita à Feira Nacional de Agricultura…

Morreu o músico Fernando Maia

O músico escalabitano Fernando Maia morreu este domingo, 12 de Abril, aos…