O músico escalabitano Fernando Maia morreu este domingo, 12 de Abril, aos 75 anos de idade. O músico estava hospitalizado há cerca de uma semana e não resistiu a uma peritonite.

O musico era um dos elementos mais antigos da Orquestra Típica Scalabitana, um velho guitarrista “para todo o serviço” e que tocou muito e em muitos locais e condições.

Nos anos 60 tocou nos “Ratos das Caves” e depois fez muitos anos parte do “Conjunto Figueira Padeiro”, para além de inúmeras intervenções avulso, com vários cantores, e também em almoços de grupos de amigos. Foi também professor de viola de muitos músicos de Santarém.

A notícia da morte foi avançada por Eliseu Raimundo, presidente do Círculo Cultural Scalabitano, que lamentou a morte de um “grande homem da música, a quem o Círculo tanto deve e que, ainda recentemente, homenageou com a medalha de mérito”.

“Dia triste, muito triste na vida desta Associação, mas também na vida cultural da nossa cidade e país pois perde um dos seus maiores vultos. Dia triste: morreu um Grande Homem, um Grande Amigo, um Grande Professor, um Grande Músico”, refere Eliseu Raimundo.

“Dia triste para a Orquestra Típica Scalabitana: morreu um dos seus mais antigos elementos, que ultrapassou gerações de músicos sempre com uma dedicação e interesse sem ímpar”, adianta o presidente da associação.

“À família, em especial à sua esposa e desde sempre amiga, e à Orquestra Típica Scalabitana, os sentidos pêsames da direcção do Círculo Cultural Scalabitano”, conclui o responsável.

Para já ainda não é conhecida a data das cerimónias fúnebres do músico, que nos tempos actuais estão limitadas à presença de apenas 10 pessoas.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…