A companhia nacional ferroviária espanhola, Renfe, pediu desculpas por “uma falha no desenho” num mapa que distribuiu numa revista da empresa, onde Vigo está situado em Portugal, Lisboa em Santarém e o Porto quase em Viseu.

“Pedimos desculpas pelo que foi uma falha no desenho ao ajustar a disposição das linhas no mapa em todo o território”, afirma a Renfe na rede social Twitter, agradecendo a todos os que detectaram e avisaram a empresa “deste erro, que sem dúvida será resolvido na próxima edição”.

O mapa de Portugal e Espanha que pretende sublinhar a interoperacionalidade da rede de comboios da empresa espanhola vem reproduzido no último número da revista da companhia “Club-Renfe”.

Vários utilizadores das redes sociais, principalmente portugueses, publicaram imediatamente uma série de mensagens sobre o sucedido.

“Os mapas de rede da Renfe têm Vigo em Portugal, Lisboa em Santarém e o Porto quase em Viseu (já para não falar das localizações bastante desviadas de outras cidades espanholas). No fundo: para lá de Madrid, a gente que se entenda…”, começou por escrever o jornalista Rúben Martins, do jornal Público, no Twitter na terça-feira ao fim do dia, sem saber que iria iniciar uma série de reações.

Entretanto, em Espanha também já foram detectados outros erros, como o facto de a Corunha, Santander ou Gijón estarem localizados longe do mar, ou Badajoz longe da fronteira portuguesa, entre outros erros de localização.

A mensagem de Rúben Martins teve as mais diversas reacções, como por exemplo “Era engraçado ver onde colocariam Olivença”, “24 anos até descobrir que vivo em Vigo. Credo @Renfe“ ou “Vigo em Portugal… E no meio da serra do Jurês/Gerês?”, para só citar alguns.

Leia também...

Bispo de Santarém orienta retiro quaresmal [C/ÁUDIO]

Fazer um retiro é uma proposta deste tempo de Quaresma, um tempo…

Plano Municipal da Juventude vai arrancar em Santarém

A sala da assembleia municipal da Ex-Escola Prática da Cavalaria recebeu, no…

Ambulância dos Bombeiros de Fátima capota em Lisboa

Três pessoas ficaram com ferimentos considerados leves na sequência do capotamento de…

Fugitivo detido pela GNR após perseguição tem 15 anos de cadeia para cumprir

O homem de 34 anos que foi ontem, 3 de Agosto, interceptado…