O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou Abrantes e Rossio ao Sul do Tejo ao início da tarde desta sexta-feira, 6 de fevereiro, para se inteirar da situação de cheias no concelho de Abrantes.
A primeira paragem foi no Posto de Comando Municipal, situado no quartel dos Bombeiros de Abrantes, onde o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, expressou que “estamos a passar por um momento difícil, ainda não tínhamos saído dos estragos da depressão Kristin e tivemos logo cheias”. O autarca destacou o “contributo essencial” de todas as entidades e instituições envolvidas no apoio às populações, nomeadamente dos Bombeiros, Cruz Vermelha, GNR, PSP, Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, Juntas de Freguesia, Regimento de Apoio Militar de Emergência e diversas associações concelhias.
Marcelo Rebelo de Sousa destacou a iniciativa e união dos autarcas e das várias entidades e instituições que permitiu “uma capacidade de resposta com maior rapidez” face à tempestade Kristin e à situação de cheias. “Todos têm sido espetaculares e têm estado à altura das circunstâncias”, enalteceu Marcelo Rebelo de Sousa dirigindo-se a todos os envolvidos na cooperação institucional.
O Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, que também esteve presente em Abrantes, referiu que as previsões meteorológicas para a noite desta sexta-feira e manhã de sábado apontam para chuva forte que, a juntar às descargas das barragens, poderá originar nova subida dos caudais dos rios.
Marcelo Rebelo de Sousa concluiu dizendo que “a luta continua” e apelou a que a população “continue com o bom senso e maturidade que têm tido, sem se colocarem em situações de risco”.
Em Rossio ao Sul do Tejo, o Presidente da República pôde verificar no local a dimensão das cheias nesta zona do concelho e teve contacto com alguns moradores.
A Proteção Civil e os Serviços Municipais continuam no terreno e a monitorizar e acompanhar a situação.
