Maria Martins cada vez mais perto da qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Maria Martins foi a 13.ª classificada na corrida por pontos da Taça do Mundo de Pista, no dia 1 de Novembro, na prova disputada em Minsk, Bielorrússia.

A corredora natural da Moçarria acedeu à final com o terceiro lugar na série de apuramento. Na corrida decisiva, Maria Martins não somou qualquer ponto, sendo a mais bem colocada das ciclistas nessa circunstância, acabando na 13.ª posição. Na luta pelo pódio impôs-se a estadunidense Jennifer Valente, com 66 pontos. Seguiram-se a italiana Maria Giulia Confalonieri, com 38, e a bielorrussa Tatsiana Sharakova, com 35.

No concurso de omnium Maria Martins também pedalou com os olhos colocados em Tóquio. A ribatejana esteve bem nas duas primeiras provas pontuáveis, sendo oitava em scratch e sexta na corrida tempo. Um mau desempenho em eliminação (23.º e penúltimo lugar) fez a portuguesa iniciar a corrida por pontos no nono posto.

O percalço de eliminação não foi suficiente para demover Maria Martins do principal objectivo, conquistar o máximo de pontos possível para o ranking de qualificação. A corredora da Equipa Portugal fechou o concurso de omnium com 57 pontos, no 11.º lugar, o que permitiu ao país ultrapassar a China e a Irlanda no ranking de apuramento, sem que qualquer nação conseguisse ultrapassar Portugal.

A medalha de ouro viaja para os Estados Unidos da América, na bagagem de Jennifer Valente. A italiana Letizia Paternoster foi a segunda classificada e a britânica Laura Kenny fechou o pódio da competição de omnium.

A Taça do Mundo de Pista prossegue no próximo fim-de-semana, em Glasgow, Escócia. A Equipa Portugal voltará a estar representada por Iuri Leitão, Maria Martins e Rui Oliveira. No sábado, 9 de Novembro, Maria Martins estará em pista, para disputar o concurso de omnium, entre as 18h30 e as 22h00.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS