David Lobato é o novo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém (CODIS), substituindo Mário Silvestre, que foi promovido a adjunto de Operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O novo comandante da ANEPC, André Fernandes, que tomou posse no passado dia 4 de Dezembro, vai ter dois novos Adjuntos de Operações, um deles Mário Silvestre, actual Comandante Operacional Distrital de Santarém, e Carlos Mata, actual Comandante Operacional Distrital de Lisboa.
Mário Silvestre é Mestre em Riscos e Proteção Civil e tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros, foi Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, e presta serviço na ANEPC desde 2013.
David Lobato, 2º CODIS, assume agora o cargo de comandante operacional distrital de Santarém. É licenciado em Segurança e Higiene no Trabalho e foi comandante, após Mário Silvestre, nos Bombeiros Municipais do Cartaxo até ingressar na ANEPC em Abril deste ano.
Segundo uma nota de imprensa da ANEPC, todos os novos comandantes são “originários do sistema de proteção civil com comprovada experiência e adequada formação para o desempenho das suas funções”.
A cerimónia de designação dos Comandantes Operacionais Distritais, presidida pela secretária de estado da Administração Interna, decorre esta segunda-feira, 21 de Dezembro, na sede da ANEPC, em Carnaxide.