Marta Carvalho, ciclista residente em Almeirim, estreou-se da melhor forma em Campeonatos da Europa de Estrada, a 24 de Setembro, nos Países Baixos, conseguindo manter-se até final no grupo da frente da prova de fundo para juniores femininas, terminando na 34.ª posição a apenas 25s da 1ª classificada.

Os 69 quilómetros, disputados integralmente no circuito em redor do Col du Vam, que foi coberto cinco vezes, começaram em grande velocidade, fazendo-se uma primeira selecção nas primeiras duas voltas. Assistiu-se a alguma acalmia, que anunciava o que estava para vir: uma volta final em grande velocidade, que partiu o pelotão em três grupos.

Com Marta Carvalho sempre atenta, no seio do pelotão, a corrida definiu-se no segmento de empedrado da subida para a meta. A belga Fleur Moors e a italiana Federica Venturelli destacaram-se ligeiramente.

Foi o suficiente para que a medalha de prata ficasse decidida num sprint entre ambas, com superioridade da representante de Bélgica, creditada com menos três segundos do que a rival. A terceira classificada, a sete segundos, foi a francesa Léne Tabu.

Marta Carvalho chegou integrada no primeiro pelotão, finalizando na 34.ª posição, a 25 segundos.

“As sensações não foram as melhores. As pernas estavam um bocado cansadas, mas consegui acompanhar sempre o grupo da frente e estou muito feliz com este resultado. A principal dificuldade era a subida, onde as adversárias impõem um ritmo bom, mas nas descidas elas sabem que também podem fazer diferença e também arriscavam tudo. Este desempenho é motivador e para o ano vamos continuar a trabalhar para evoluir e obter bons resultados”, reagiu Marta Carvalho após a corrida.

Leia também...

FPF reforça verba em 7 mil euros aos clubes não profissionais devido à ajuda da selecção nacional

A União de Santarém, o CD Fátima e o Ouriense (campeonato nacional…

Piloto Francisco Esperto homenageado em Rio Maior

O “Grupo dos Amigos da Vila da Marmeleira” prestou homenagem ao piloto…

Clubes da AF Santarém de fora da Taça

U. Tomar e UD Santarém ficaram de fora da Taça de Portugal,…

Marta Carvalho vence segunda prova da  Taça de Portugal Feminina

As corredoras sub-23 foram as mais fortes na geral absoluta da Taça…