“Tempo é cérebro!”, é o alerta é de Manuela Grego, médica da Consulta de Doenças Cerebrovasculares do Hospital Distrital de Santarém (HDS), e surge no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se comemora a 31 de Março, remetendo para a importância de agir rapidamente perante a suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), de modo a ter acesso ao tratamento indicado o mais precocemente possível.

Num vídeo de sensibilização para a temática (que pode ver aqui), que conta com a participação de quatro médicas do HDS, é deixado o apelo: em caso de suspeita de AVC deve ser contactado de imediato o 112.

O AVC é uma doença de início súbito caracterizada pela interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro, que pode ser causado por bloqueio ou rompimento de uma artéria. Esta patologia pode classificar-se de duas formas: AVC Isquémico, se existir bloqueio de uma artéria cerebral, ou AVC hemorrágico, tipo menos frequente, se existir rompimento da artéria com derrame de sangue no tecido cerebral.

Para identificar um AVC devemos ter em conta os “3 F’s”: Desvio da face; Falta de força num braço; Dificuldade em falar. Mas há outros sinais que podem estar associados, como ter uma dificuldade súbita em mexer um braço, uma perna ou ambos de um lado do corpo, uma falha repentina na visão, a diminuição da sensibilidade ou “formigueiro” num dos membros, a dificuldade em caminhar ou entender as pessoas à sua volta, bem como dores de cabeças fortes.

Leia também...

Utentes dizem ser “lamentável” que obras no hospital de Abrantes não avancem por falta de uma assinatura

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) considerou hoje…

“A tudo e a todos, o Serviço dá resposta e fornece os necessários medicamentos e tratamentos”

João Cotrim, director do Serviço Farmacêutico do Hospital Distrital de Santarém (HDS),…
Foto de arquivo

Hospitais do Médio Tejo alteram horário de visitas

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, decidiu…

Câmara do Cartaxo pede equipamentos para zonas de quarentena

A Câmara do Cartaxo está a pedir a cedência de camas articuladas…