João Mendes é médico interno do 4.º ano da especialidade de Urologia do Hospital Salem, em Heidelberg, na Alemanha, e escolheu o Hospital Distrital de Santarém (HDS) para realizar um estágio integrado na sua formação.
Questionado sobre as razões que o levaram a escolher o HDS, João Mendes destaca o “espectro variado de patologias urológicas”, “a gama abrangente de terapias efetuadas” e “o facto de não haver internos e de a urologia ter uma equipa coesa com muita experiência cirúrgica”.
Por outro lado, refere, “a formação médica pós-graduada em Portugal é de uma qualidade muito elevada e sinto que só teria a ganhar em ter a oportunidade de a experienciar”.
A terminar o estágio, que teve a duração de um mês, João Mendes faz um balanço muito positivo.
“Já esperava ter uma excelente experiência no hospital, mas todas as minhas expectativas foram superadas”, afirma.
O jovem médico interno conta que durante o estágio teve oportunidade de assistir a cirurgias às quais não teve grande exposição até aqui, como por exemplo a cirurgia da uretra.
Além disso, adquiriu experiência em cirurgia aberta que, segundo refere, “é uma capacidade fundamental cirúrgica”.
Teve ainda a possibilidade de ver pela primeira vez uma prostatectomia radical laparoscópica, assim como uma ressecção de um tumor do rim laparoscópica.
Por último, João Mendes sublinha a parte humana deste estágio.
“Todos os colegas do departamento de cirurgia tiveram uma paciência inesgotável e uma dedicação infindável ao meu desenvolvimento e progresso. Todo o pessoal da enfermagem e assistentes operacionais com que me cruzei mostraram um excelente profissionalismo e uma simpatia incrível”, diz.
Esta não é a primeira vez que João Mendes, natural de Santarém, ruma a outro país para apostar na sua formação. Completou o ensino secundário nos Estados Unidos e fez o curso de Medicina em Praga, na República Checa.