Gastronomia, artesanato e diversos momentos de animação são alguns dos destaques da 42.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que decorre entre hoje, 27 de Outubro e 5 de Novembro e conta pela primeira vez na organização com associações e instituições do concelho. Sob o mote “Tradição com Sabor a Futuro”, esta edição pretende preservar e celebrar as tradições culinárias e gastronómicas do país, aliadas à inovação e modernidade na cozinha.
30 produtores agroalimentares, 20 doçarias, 18 stands comerciais e institucionais, 30 artesãos, oito restaurantes permanentes, diversas demonstrações gastronómicas, a presença de nove regiões de vinhos, a Praça Confagri, uma zona dedicada ao vinho (AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho), duas cozinhas para demonstrações gastronómicas, espaço de petiscos com chefs de renome e uma área de banquetes com conceituados chefs compõem a Casa do Campino que vai acolher mais uma edição deste célebre Festival.
O Município apresentou um conjunto de iniciativas que vão permitir a consolidação do evento e a capacidade de atração de novos públicos. Destaque para a apresentação da Carta Gastronómica para o Concelho de Santarém, um documento estratégico para alavancar novas gastronomias que ‘bebam’ na fonte da tradição gastronómica do Concelho; a qualificação das estruturas com um layout e condições de acolhimento premium para os visitantes; ações de formação promovidas pela AHRESP; um seminário promovido pela Escola Profissional do Vale do Tejo; experiências Gastronómicas de vanguarda com os mais conceituados Chefes Portugueses em jantares premium; duas zonas dedicadas à restauração com conceitos distintos que cruzam tradição e modernidade, uma zona com quatro restaurantes em que consagrados Chefes de cozinha apresentam um novo olhar sobre a gastronomia Portuguesa e outra onde voltam a apresentar-se alguns dos mais icónicos restaurantes de base tradicional do nosso país.
Reforço, ainda, para a presença de um elevado número de Municípios (cerca de 47) com diversos produtores e expositores de vinho numa parceria com a AMPV, reforçando no Festival uma componente indissociável da gastronomia e promovendo diversas mostras, provas e harmonizações que evidenciam a qualidade e diversidade dos vinhos Portugueses de Norte a Sul do País. Os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo voltam também a estar presentes no Festival com o programa de atividades forte a que já nos habituaram. No dia 30 de outubro, terá lugar a apresentação da proposta de candidatura da Doçaria Conventual a património imaterial e a 31 de outubro e 2 de novembro, irá realizar-se o Concurso Ovo d’Ouro. Destaque ainda para os 7 Municípios convidados, este ano, Borba, Portalegre, Boticas, Leiria, Fundão, Vila Verde e Sardoal que vão surpreender o visitante com uma mostra do melhor que têm para oferecer em produtos, gastronomia, animação e promoção turística.
Para quem visitar a Casa do Campino, irá encontrar ainda uma zona dedicada ao artesanato tradicional português, com cerca de 30 expositores, uma zona de restauração tradicional portuguesa, com a presença de oito restaurantes* tradicionais com uma oferta completa à carta e uma mostra gastronómica de todo o país, uma área dedicada à doçaria tradicional portuguesa, uma zona de agro-produtos e expositores comerciais e ainda um espaço exterior dedicado ao “street food” e espaço de lazer, com palco para animação teatral e musical e uma zona de lazer para acolhimento dos visitantes e um espaço dedicado às crianças com supervisão competente de educadores que permite desfrutar do evento em família.
No evento, haverá também um espaço de petiscos com chefs** de renome numa abordagem contemporânea que irão ocupar quatro espaços na Cavalariça I, rotativamente (de dois em dois dias), oferecendo ao público petiscos a um preço máximo de 6,50€ cada. Irão realizar-se também, à imagem da edição anterior, quatro banquetes com os chefs Marlene Vieira, dia 28 de Outubro, Paulo Morais, dia 31 Outubro, Louis Anjos, dia 3 de Novembro, e Arnaldo Azevedo, dia 4 de Novembro.
O Festival Nacional de Gastronomia é o evento gastronómico de maior representatividade nacional, procurando associar a defesa da tradição aos desafios da modernidade e da inovação. Conta com o empenho do Chef Rodrigo Castelo, que com a sua paixão pela gastronomia faz enaltecer os produtos das regiões participantes no evento e dá a conhecer aos visitantes o melhor que o país tem.