Gastronomia, artesanato e diversos momentos de animação são alguns dos destaques da 42.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que decorre entre hoje, 27 de Outubro e 5 de Novembro e conta pela primeira vez na organização com associações e instituições do concelho. Sob o mote “Tradição com Sabor a Futuro”, esta edição pretende preservar e celebrar as tradições culinárias e gastronómicas do país, aliadas à inovação e modernidade na cozinha.

30 produtores agroalimentares, 20 doçarias, 18 stands comerciais e institucionais, 30 artesãos, oito restaurantes permanentes, diversas demonstrações gastronómicas, a presença de nove regiões de vinhos, a Praça Confagri, uma zona dedicada ao vinho (AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho), duas cozinhas para demonstrações gastronómicas, espaço de petiscos com chefs de renome e uma área de banquetes com conceituados chefs compõem a Casa do Campino que vai acolher mais uma edição deste célebre Festival.

O Município apresentou um conjunto de iniciativas que vão permitir a consolidação do evento e a capacidade de atração de novos públicos. Destaque para a apresentação da Carta Gastronómica para o Concelho de Santarém, um documento estratégico para alavancar novas gastronomias que ‘bebam’ na fonte da tradição gastronómica do Concelho; a qualificação das estruturas com um layout e condições de acolhimento premium para os visitantes; ações de formação promovidas pela AHRESP; um seminário promovido pela Escola Profissional do Vale do Tejo; experiências Gastronómicas de vanguarda com os mais conceituados Chefes Portugueses em jantares premium; duas zonas dedicadas à restauração com conceitos distintos que cruzam tradição e modernidade, uma zona com quatro restaurantes em que consagrados Chefes de cozinha apresentam um novo olhar sobre a gastronomia Portuguesa e outra onde voltam a apresentar-se alguns dos mais icónicos restaurantes de base tradicional do nosso país.

Reforço, ainda, para a presença de um elevado número de Municípios (cerca de 47) com diversos produtores e expositores de vinho numa parceria com a AMPV, reforçando no Festival uma componente indissociável da gastronomia e promovendo diversas mostras, provas e harmonizações que evidenciam a qualidade e diversidade dos vinhos Portugueses de Norte a Sul do País. Os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo voltam também a estar presentes no Festival com o programa de atividades forte a que já nos habituaram. No dia 30 de outubro, terá lugar a apresentação da proposta de candidatura da Doçaria Conventual a património imaterial e a 31 de outubro e 2 de novembro, irá realizar-se o Concurso Ovo d’Ouro. Destaque ainda para os 7 Municípios convidados, este ano, Borba, Portalegre, Boticas, Leiria, Fundão, Vila Verde e Sardoal que vão surpreender o visitante com uma mostra do melhor que têm para oferecer em produtos, gastronomia, animação e promoção turística.

Para quem visitar a Casa do Campino, irá encontrar ainda uma zona dedicada ao artesanato tradicional português, com cerca de 30 expositores, uma zona de restauração tradicional portuguesa, com a presença de oito restaurantes* tradicionais com uma oferta completa à carta e uma mostra gastronómica de todo o país, uma área dedicada à doçaria tradicional portuguesa, uma zona de agro-produtos e expositores comerciais e ainda um espaço exterior dedicado ao “street food” e espaço de lazer, com palco para animação teatral e musical e uma zona de lazer para acolhimento dos visitantes e um espaço dedicado às crianças com supervisão competente de educadores que permite desfrutar do evento em família.

No evento, haverá também um espaço de petiscos com chefs** de renome numa abordagem contemporânea que irão ocupar quatro espaços na Cavalariça I, rotativamente (de dois em dois dias), oferecendo ao público petiscos a um preço máximo de 6,50€ cada. Irão realizar-se também, à imagem da edição anterior, quatro banquetes com os chefs Marlene Vieira, dia 28 de Outubro, Paulo Morais, dia 31 Outubro, Louis Anjos, dia 3 de Novembro, e Arnaldo Azevedo, dia 4 de Novembro.

O Festival Nacional de Gastronomia é o evento gastronómico de maior representatividade nacional, procurando associar a defesa da tradição aos desafios da modernidade e da inovação. Conta com o empenho do Chef Rodrigo Castelo, que com a sua paixão pela gastronomia faz enaltecer os produtos das regiões participantes no evento e dá a conhecer aos visitantes o melhor que o país tem.

Leia também...

Teatro Taborda recebe peça “As Mulheres de Bernardo”

A peça “As Mulheres de Bernardo”, com encenação, textos e construção de…

21 atletas Vitorianos convocados para selecções regionais que vão participar na Tejo Futsal Cup

Esta semana, foram 21 os atletas do Vitoria Clube de Santarém a…

Cineteatro do Entroncamento recebe concerto da Fadista Carminho

A fadista Carminho sobe ao palco do Cineteatro São João, no Entroncamento,…

JMJ: Bispos reúnem-se em Fátima para debater desafios pós-Jornada

Os bispos católicos portugueses reúnem-se, em 19 e 20 de junho, em…