Miguel Araújo é, este ano, o cabeça de cartaz da Passagem de Ano em Santarém.
O ‘Reino do Natal’ está de regresso à cidade, de 24 de Novembro a 6 de Janeiro, e incluiu uma pista de gelo natural com cerca de 150 m2, a instalar no Jardim da Liberdade, um ‘mercadinho de Natal’, trono do Pai Natal, um comboio a circular pela cidade, de 1 a 31 de Dezembro, espectáculos musicais e “o maior presépio de Natal ribatejano”.
O programa deste ano foi discutido, ao final da tarde de hoje, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), entre os comerciantes da cidade, sobretudo os do centro histórico, e a vice-presidente da Câmara, Inês Barroso.
A iluminação de Natal será “reforçada” este ano e uma árvore de Natal “com 15 metros de altura” será instalada no Largo do Seminário, permitindo “a passagem de pessoas por dentro da própria árvore”, conforme explicou aos comerciantes Inês Barroso.
Alguns comerciantes confrontaram a autarquia com o facto de grande parte da oferta vir a ser instalada no Jardim da Liberdade, mas Inês Barroso garantiu que o Largo do Seminário continuará a ser o “local identitário destas realizações”, contando, para além da árvore “gigante” com o tradicional presépio e, ainda em estudo, a casa do Pai Natal que deverá também coexistir junto da pista de gelo e por baixo de uma “tenda orbital” de 30 por 12,5 metros.
No Jardim da Liberdade serão ainda instaladas dez casinhas de madeira para comércio, tendo os comerciantes do centro histórico “primazia” na ocupação das mesmas.
Na reunião, alguns comerciantes demonstraram preocupação com a escolha do Jardim da Liberdade para parte da animação deste ano, reivindicando mais iniciativas nas ruas do centro histórico, nomeadamente no Largo do Seminário cuja decoração foi muito elogiada no último Natal, tendo a autarquia justificado a escolha do Jardim da Liberdade para a instalação da tenda e da pista de gelo, pelas condições técnicas necessárias para a instalação de um equipamento com aquela dimensão (150m2).
Os comerciantes pretendem que as ofertas de animação deste Natal sejam divididas por todo o centro histórico e preparam ainda um concurso de montras e o sorteio de uma viagem para quem faças as suas compras de Natal no comércio tradicional.
António Manuel, em nome da direcção da ACES, explicou que a instalação das habituais passadeiras vermelhas nas ruas do centro histórico está dependente da verba que se apurar na comparticipação que os comerciantes fazem, habitualmente, nesta época festiva.
O programa não está fechado ainda, manifestando a autarquia vontade de continuar a receber dos comerciantes contributos para a “Magia do Natal” em Santarém.
O ‘Reino de Natal’ será inaugurado a 24 de Novembro com um espectáculo piromusical.
Coroas de flores nos 150 Anos de Elevação a Cidade
Os 150 Anos de Elevação de Santarém a Cidade assinala-se a 24 de Dezembro e merecerá uma programação própria que a autarquia anunciará em breve. Contudo, na reunião deste final de tarde, entre a autarquia e os comerciantes, Inês Barroso solicitou que estes colocassem coroas de flores nas suas portas. O mesmo será, em breve, pedido a toda a população.