Milhares de pessoas marcam presença nas Festas de Amiais de Baixo

As Festas de Amiais de Baixo, em Honra do Mártir São Sebastião, tiveram o ponto alto na noite deste sábado, 15 de Fevereiro, com a procissão ao cemitério com archotes pelas 20h30, o arraial abrilhantado pela Orquestra Filarmónica 12 de Abril – Travassô, às 21h30 e com o grandioso fogo-de-artifício, às 23h30.

Este domingo, há outra procissão que sai da igreja, com crianças vestidas a rigor, seguidas de várias imagens que percorrem o centro da vila, perante a forte adesão das pessoas, que, na passagem, cumprem as promessas, colocando nos andores as suas ofertas. Segundo os populares, esta procissão serve para mostrar ao Arcanjo S. Miguel as obras realizadas durante o ano.

Na segunda-feira, realiza-se a última procissão, na qual, o Arcanjo S. Miguel é reconduzido ao cemitério, à sua capela, onde permanecerá até à festa do ano seguinte. Esta última procissão carrega forte simbolismo, sendo particularmente bonito e comovente o momento da despedida do Arcanjo S. Miguel das outras imagens, representadas pela Padroeira, Nossa Senhora da Graça que regressa à Igreja em ambiente de tristeza. À noite, a comissão antiga entrega a bandeira à nova comissão.

PUBLICIDADE

Na terça-feira de manhã, há a apresentação da nova comissão de festa, com um pequeno cortejo pelas ruas da vila. Durante a tarde, realiza-se o leilão e à noite a despedida da banda musical, com a procissão de archotes e fogo de artifício.

Para além das procissões serem reveladoras da forte devoção das gentes de Amiais, as festas são, em si, um momento extraordinário de convívio onde sobressai o espírito hospitaleiro e acolhedor da população.

Este domingo, Amiais de Baixo recebe a actuação de Rebeca. Para fechar as actuações dos artistas nacionais, a vila recebe Jose Malhoa que tem concerto agendado para o dia 17 de Fevereiro. O recinto das festas recebe também bailes e as noites serão animadas com a actuação de diversos DJ’s que fecham o palco nos diversos dias de festa.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Joaquim Neto, presidente da Assembleia Municipal de Santarém, José Augusto, Inês Barroso, Virginia Esteves, Ricardo Rato e Cristina Casanova Martins, vereadores da CMS, Duarte Neto, Presidente da Junta de Freguesia de Amiais de Baixo, para além dos presidentes de outras Uniões e Juntas de Freguesia do concelho associaram-se às comemorações que contaram participação de milhares de pessoas.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS