A Festa do Vinho e da Vila de Alcanhões 2024 teve ontem o seu ponto alto com A Rota das Adegas, iniciativa que reuniu pelas ruas da vila milhares de pessoas que percorreram as oito adegas aderentes.

De seguida, já na Casa das Colectividades, foram conhecidos os produtores locais premiados no concurso de vinhos, tendo o produtor Pedro Rocha arrecadado o primeiro lugar nos brancos e nos tintos.

Nos vinhos brancos o produtor Marco Durão (Terra da Pressa) foi segundo classificado e José António Correia foi terceiro.

Já nos tintos, António Caetano da Graça ‘Chambeta’ alcançou o segundo lugar e António Alberto Luís ‘Escravaninha’ foi terceiro.

O percurso pelas ruas da vila na Rota das Adegas partiu da Junta de Freguesia pelas 16h00 e foi animado por vários grupos de tocadores.

A noite foi animada por Todor e Rafael e, pelas 23:00, pelo espectáculo do artista Augusto Canário e amigos com a sua banda.

A animação prosseguiu noite dentro com os DJ Ti Manel e Tiago Leiria.

A Festa do Vinho e da Vila de Alcanhões pretende continuar a celebrar a história da Freguesia, lembrando aqueles que contribuíram para o desenvolvimento e bem-estar da sua população.

O evento pretende dar a conhecer a todos os visitantes, o produto nobre da freguesia, o vinho, assim como as tradições locais e culturais relacionadas com o sector vitivinícola.

De referir que, tendo presente o sucesso da edição de 2023, que ditou uma mudança na logística e organização do evento, este ano o evento também se realiza ao longo de três dias e conta com a participação de várias adegas do Concelho.

Em 2024, a Festa do Vinho e da Vila de Alcanhões assume maior relevância, tendo em conta que Santarém é um dos Municípios responsáveis pela organização do projeto “Cidade do Vinho 2024″, em conjunto com Almeirim, Alpiarça e Cartaxo. Nesse contexto, a Região abre as portas das adegas a todos os visitantes em complemento ao programa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

Para hoje, Domingo, dia 24, a manhã começou com uma concentração de cavaleiros na casa das coletividades, dando início ao passeio equestre pela rota das fontes e vinhas.

O restaurante com serviço de almoços (edifício da casa das coletividades) abre pelas 12:00 e, pelas 15:30 tem início a Picaria.

Para este domingo, a animação musical está a cargo do Grupo Banza, pelas18:30, e o certame encerra com animação com a banda Dr. Cavalheiro, pelas 21:00.

Leia também...

Vinhos do Tejo sobressaem na crítica internacional da publicação Robert Parker The Wine Advocate

Não há dúvidas que a performance dos Vinhos do Tejo tem vindo…

Vinhos do Tejo com pontuações “calorosas” em Agosto na Wine Enthusiast

De nove produtores do Tejo, há uma dúzia de vinhos em destaque…

Casta Fernão Pires em destaque em quatro novos Vinhos do Tejo

Tem sido bastante interessante ver a evolução dos Vinhos do Tejo, cada…

“Festa de Brancos” reúne 10 Vinhos do Tejo para celebrar a chegada do Verão

O Verão chega sábado, dia 20 de Junho, e este ano, mais…