As Forças Armadas destacaram 42 militares e um avião P-3 para fazer operações de patrulhamento e vigilância na prevenção de incêndios florestais em Portugal.

Santarém é um dos sete distritos para o qual a Marinha e o Exército destacaram 42 militares distribuídos “em acções de patrulhamento” para “minimizar o risco de incêndios florestais”, segundo um comunicado do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Até terça-feira, a Força Aérea terá no ar um avião P-3C CUP+, com uma tripulação de 10 militares, com o objectivo de fazer “ações de patrulhamento e fiscalização” e os voos irão dar especial atenção aos “locais sinalizados como de risco muito elevado de incêndio”, ainda segundo o EMGFA.

Desde quarta-feira que a Marinha e o Exército colocaram mais de 120 militares a fazer trabalho de vigilância espalhados pelo país.

Quase todo o território de Portugal continental apresenta esta segunda-feira, 20 de Julho, risco máximo, muito elevado e elevado de incêndio, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, num dia em que a temperatura máxima vai subir no Sul do país.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão em risco máximo cerca de 60 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os restantes concelhos de norte a sul do país, à excepção de cerca de 40 municípios do litoral nos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal.

O risco de incêndio, que se manterá elevado nos próximos dias, é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Leia também...

Amiais de Baixo organiza ‘as maiores festas’ do Ribatejo (C/Vídeo)

Uma das tradições mais marcantes da população da freguesia de Amiais de Baixo está de volta. As festas anuais decorrem entre os dias 22…

Acidente causa dois feridos graves e corta estrada nacional 366

Uma colisão entre dois veículos causou na terça-feira, 11 de Fevereiro, dois feridos graves e cortou a circulação na estrada nacional EN366 em Casais…

“Aprender a não desistir é uma grande virtude”

Débora D’Oliveira, é um cantora natural de Almeirim que sonha tornar-se numa referência no mundo da música. Já participou em alguns programa televisivos e…

VÍDEO | Museu Diocesano de Santarém: Cinco anos e mais de 35 mil visitantes

O Museu Diocesano de Santarém assinalou o seu quinto aniversário no passado dia 12 de Setembro, comemorando a data com várias iniciativas, entre elas…