Após a inauguração das obras de requalificação da Igreja de São João do Alporão, no dia 22 de Novembro, Dalila Rodrigues, Ministra da Cultura, visitou a Biblioteca Municipal de Santarém.

Dalila Rodrigues referiu que “em 2025 serão concedidos apoios financeiros às Bibliotecas, sendo que será estabelecido um Protocolo neste âmbito com a Câmara Municipal de Santarém”.

O presidente do Município, João Teixeira Leite, aproveitou a ocasião para apresentar os diversos investimentos que têm sido realizados pelo Município, pelas diversas Associações, e também por privados na área da Cultura: “a nossa preocupação consiste em preservar e valorizar o património cultural escalabitano, continuando a fazer da cultura o elemento principal na constituição de identidade”. João Teixeira Leite adiantou ainda que durante as próximas semanas vai iniciar-se uma empreitada para a substituição de todas as caixilharias do edifício, assim como da pintura do mesmo.

A Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire, uma galeria de exposições da Cidade de Santarém, oferece uma oportunidade para apreciar o rico e vasto legado cultural de um “génio poliédrico”, que legou à cidade uma notável colecção de arte (incluindo pintura, cerâmica, escultura e mobiliário), assim como a sua valiosa biblioteca particular.

Este espólio pode ser visitado por todos aqueles que o pretendam contemplar.

Leia também...

Chuva provoca 55 ocorrências até às 09:00 e corta estrada no distrito de Santarém

O Comando sub-regional Lezíria do Tejo registou, entre as 00h00 e as 09h00, 55 ocorrências relacionadas com a depressão Cláudia e a chuva forte…

Salvaterra reduz dívida para 3 ME

A Câmara e a Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos aprovaram as contas do município relativas ao ano de 2021, que apresentam uma dívida…

Mais de 40 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve em perigo máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto…

“Seria prazer meu que todo este património permanecesse na cidade de Santarém, a minha cidade”

O Professor Cândido Azevedo regressou em finais de 2018 de Macau, onde permaneceu mais de 30 anos, acrescidos de mais dez da sua infância,…