A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves marcou presença, na passada sexta-feira, 1 de Setembro, no Entroncamento, onde realizou uma visita aos trabalhos de reabilitação do Bairro Vila Verde, um bairro histórico que passou a integrar a bolsa de imóveis do Estado e que após esta recuperação por parte do IHRU, irá alargar a oferta de habitação para arrendamento a custos controlados e compatíveis com os rendimentos das famílias.

No decorrer desta visita ao concelho, a Ministra da Habitação e o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, realizaram o ato simbólico de lançamento da 1ª pedra na obra do Loteamento Municipal, na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, entre a Rua Coronel Joaquim Estrela Teriaga e a Rua das Gouveias, um momento que se seguiu à assinatura do Contrato de Comparticipação entre a autarquia e o IHRU- Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

Este loteamento, cuja obra foi adjudicada à empresa Manteivias Engenharia e Construção S.A., representa um investimento total é de 9 157 525, 07 Euros, financiado a 100% pelo IHRU e integra a 1ª Fase da ELH – Estratégia Local de Habitação do Entroncamento, no qual serão construídos 64 apartamentos, de tipologias T2 e T3, repartidos por 8 blocos de habitação a custos controlados bem como infraestruturas de apoio às habitações, novos arruamentos, novos estacionamentos e espaços verdes de utilização coletiva.

O Presidente da Câmara Municipal aproveitou o momento para realçar o apoio do Governo, ao criar ferramentas, que permitem que os autarcas executem e façam obra para melhorar a vida das pessoas. Destacou ainda que “a estratégia local de habitação do Entroncamento, não se foca apenas na habitação social, a nossa premissa é também construir ou reabilitar fogos para oferta a pessoas com carência de habitação, independentemente se têm ou não baixos rendimentos, mas também para a classe média e para os jovens.”

A Ministra da Habitação refere que “estamos hoje a concretizar, através de parcerias, sempre com foco nas pessoas e nas condições de habitabilidade das pessoas”. Referiu também que “a prioridade da habitação foi criada em 2015, mas essencialmente em 2018, com vários instrumentos que permitem concretizar respostas habitacionais no território. É nesta priorização que desenvolvemos o nosso território, o nosso país”. Terminou a sua intervenção afirmando que é a complementaridade entre construir e reabilitar que dará resposta às famílias, de que o Entroncamento é um bom exemplo, um trabalho que está a acontecer em todo o país, um momento importante para aquilo que é o Estado Social e para aquilo que é uma vida em comunidade.

Marcaram também presença nesta visita ao Entroncamento, Sua Exa. a Secretária de Estado da Habitação Fernanda Rodrigues e a Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IRHU, Filipa Serpa e os representantes da empresa de construção Manteivias.

Leia também...

Uma pessoa morreu no incêndio urbano em Ribeira de Santarém

Uma pessoa morreu hoje no incêndio de uma habitação onde residia na Ribeira de Santarém, disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Lezíria…

Grupo Rodoviária do Tejo adquire autocarro 100 por cento eléctrico

O serviço de transporte urbano de Santarém conta com um autocarro 100 por cento eléctrico a desde a passada segunda-feira. Esta acção resulta de…

Tomada de posse do novo executivo municipal de Santarém decorre no Convento de São Francisco

Está a decorrer, esta tarde, no Convento de São Francisco, em Santarém, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos do concelho.…

Incêndio em Vale da Serra está “dominado”

O incêndio que lavrou na segunda-feira numa zona de pinheiros e eucaliptos em Vale da Serra, no concelho de Torres Novas, distrito de Santarém,…