­O­­­­­­­ ministro da Saúde, Manuel Pizarro, intervém na cerimónia que assinala o centenário do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, em Lisboa, 29 de dezembro de 2023. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O ministro da Saúde anunciou hoje que vai ser reforçado o número de centros de saúde com horário alargado no fim de semana e no dia de Ano Novo para diminuir a pressão sobre os serviços de urgência.

“Vamos anunciar hoje mesmo o programa de abertura de centros de saúde em horário acrescido durante o fim de semana e durante segunda-feira, que é o feriado de 01 Janeiro, porque é muito importante que as pessoas, numa circunstância como esta, sejam especialmente cuidadosas no seguimento das regras”, afirmou Manuel Pizarro aos jornalistas à margem da cerimónia dos 100 anos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.

O ministro reiterou que antes de se dirigirem a uma urgência hospitalar, as pessoas devem contactar o 112, se entenderem que é um caso de emergência, ou a Linha SNS 24.

“Por isso é que reforçamos [os centros de saúde abertos] para poder atender mais pessoas”, que devem procurar qual é o local onde devem dirigir-se se precisarem de cuidados de saúde com a presença de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, porque em muitos casos podem ser tratados em casa, disse Manuel Pizarro.

Leia também...

Biblioteca de Benavente acolhe exposição “El Camino: Passos De Um Eterno Devir”

A Biblioteca Municipal de Benavente acolheu a exposição “El Camino: Passos de…

Entroncamento recebe Exposição Comemorativa da Proteção Civil “Memórias”

Foi inaugurada na Galeria Municipal do Entroncamento a Exposição Comemorativa da Proteção…

CDU critica Câmara Municipal de Santarém pela realização do Desfile de Carnaval sob condições meteorológicas adversas

A Coligação Democrática Unitária (CDU) do concelho de Santarém manifestou-se contra a…

Subdimensionamento do Tribunal da Concorrência de Santarém põe em risco capacidade de resposta – juízas

O Tribunal da Concorrência, criado há 10 anos, na sequência do compromisso…