­O­­­­­­­ ministro da Saúde, Manuel Pizarro, intervém na cerimónia que assinala o centenário do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, em Lisboa, 29 de dezembro de 2023. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O ministro da Saúde anunciou hoje que vai ser reforçado o número de centros de saúde com horário alargado no fim de semana e no dia de Ano Novo para diminuir a pressão sobre os serviços de urgência.

“Vamos anunciar hoje mesmo o programa de abertura de centros de saúde em horário acrescido durante o fim de semana e durante segunda-feira, que é o feriado de 01 Janeiro, porque é muito importante que as pessoas, numa circunstância como esta, sejam especialmente cuidadosas no seguimento das regras”, afirmou Manuel Pizarro aos jornalistas à margem da cerimónia dos 100 anos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.

O ministro reiterou que antes de se dirigirem a uma urgência hospitalar, as pessoas devem contactar o 112, se entenderem que é um caso de emergência, ou a Linha SNS 24.

“Por isso é que reforçamos [os centros de saúde abertos] para poder atender mais pessoas”, que devem procurar qual é o local onde devem dirigir-se se precisarem de cuidados de saúde com a presença de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, porque em muitos casos podem ser tratados em casa, disse Manuel Pizarro.

Leia também...

Ceia da Silva encabeça lista única candidata aos órgãos da Entidade Regional de Turismo

António Ceia da Silva lidera a única lista candidata aos órgãos da…

Salvaterra e Associação Alentejo & Ribatejo Film Comission assinam protocolo

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a Associação Alentejo &…

Ourém vai gastar 1,5 ME para reparar danos de 2022

A Câmara de Ourém vai gastar 1,5 milhões de euros para reparar…

Colheita de sangue no Correio do Ribatejo

  O Jornal Correio do Ribatejo vai ser amanhã palco de mais…