Salvaterra e Associação Alentejo & Ribatejo Film Comission assinam protocolo

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a Associação Alentejo & Ribatejo Film Comission assinaram quarta-feira, 28 de novembro, um protocolo com o objetivo de disponibilizar o Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, como sede “virtual” daquela associação, com benefício dos serviços nele existentes e utilização dos espaços que o integram como o auditório, espaços de exposição, entre outros.

“É com satisfação que o Município de Salvaterra de Magos, que tem vindo a investir muito na promoção cultural e na divulgação do nosso património, complementa a sua atividade ao estabelecer esta parceria com a associação”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio.

No âmbito do protocolo, a Câmara Municipal compromete-se a ceder equipamento técnico com vista à realização de Tertúlias de Cinema, a terem lugar em local no Concelho a indicar pela Associação.

Com o intuito de dinamizar e incentivar a vinda de produções cinematográficas, televisivas e fotográficas para Salvaterra de Magos será criada uma Film Office que, sempre que oportuno, encaminhe os requerentes para a Associação, de modo a poderem acompanhar mais de perto e com uma linguagem mais técnica, as solicitações de filmagem e fotografia apresentadas pelos profissionais do setor. Esse acompanhamento inicia-se na fase do pedido de autorizações, passa pelas filmagens ou sessões fotográficas e estende-se até dois anos após a conclusão e estreia do filme ou publicação das fotografias.

A Associação Alentejo & Ribatejo Film Comission propõe-se a apresentar um conjunto de licenças que, inseridas nas já existentes, sejam direcionadas especificamente para as atividades audiovisuais, cinematográficas e fotográficas que venham a ocorrer no Concelho, por forma a facilitar o diálogo com os profissionais do setor.

João Antero, presidente daquela Associação, considerou que “é necessário sensibilizar as populações para as práticas do cinema, para aceitarem e colaborarem com as produções cinematográficas que vão passar a ser mais constantes no Município”.

Será ainda elaborado um levantamento de determinados aspetos turísticos, culturais, artísticos, históricos e patrimoniais do Concelho de Salvaterra de Magos que possam vir a ser úteis às produções de cinema, televisão e fotografia.

A Alentejo e Ribatejo Film Comission engloba 58 municípios destas duas regiões e pretende fazer a ligação entre os territórios e as equipas de produção nacionais e estrangeiras.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS