ara assinalar os 400 anos da Freguesia de Abrã, a Junta organizou no passado dia 10 de Agosto, uma cerimónia com descerramento de uma pedra comemorativa e com o lançamento de livro com uma retrospectiva histórica desta freguesia criada em 1621.

Esta cerimónia contou com a presença de Inês Barroso, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Rui Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Abrã, entre outras edilidades e dezenas de populares que se associaram ao evento.

Rui Ferreira começou por lembrar o desafio que recebeu em 2009, quando assumiu com a sua equipa a presidência da Junta. Um desafio que termina agora, ao fim de três mandatos, onde em conjunto com as suas equipas, de cada mandato, deu o melhor de si em prol da freguesia de Abrã. O autarca lembrou as obras mais emblemáticas para a Freguesia, destacando a intervenção no cemitério de Abrã, que deu maior dignidade ao equipamento.

Inês Barroso felicitou Rui Ferreira pelo trabalho desenvolvido nos três mandatos. Referiu e enalteceu não só o trabalho, como a dedicação e os valores do presidente da Junta de Freguesia de Abrã.

PUBLICIDADE

O Município ofereceu à Junta de Freguesia uma placa de agradecimento e de felicitação à Junta de Freguesia, pelos 400 anos de constituição.

De referir que, a Abrã foi até 24 de Outubro de 1855 uma freguesia do extinto concelho de Alcanede, que desde 1856 passou a ser uma das freguesias do concelho de Santarém.

“Em tempos chamada Abraã, pensa-se que o nome tem origem na palavra árabe âbara, que significa entrada ou embocadura, caminho e porto. (…) O topónimo antigo Abraã não é de origem clara, pois nem aparentemente se aproxima de nomes de lugares que vêm da época romana e derivados do nome pessoal pelo sufixo (ana – ãa), indicando “vila” agrária; mas há autores que lhe dão origem arábica; ainda que pouco aceitavelmente, por incompreensível no local ou na toponímia o respectivo étimo”.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…