O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 21 de Fevereiro, o Imóvel de Valências Variadas (IVV) de Almeirim, um espaço multiusos resultante da reconversão das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho.
Na cerimónia, que contou com a presença de antigos funcionários do IVV e representantes de várias entidades regionais, Pedro Ribeiro, autarca de Almeirim, destacou a importância da obra, referindo que a requalificação do edifício, “abandonado durante décadas”, marca um novo ciclo para o concelho. “Este espaço foi pensado para acolher eventos de diversa índole, desde conferências e espectáculos a exposições e iniciativas gastronómicas”, afirmou.
O ministro Manuel Castro Almeida salientou, por sua vez, a relevância dos fundos comunitários na concretização deste tipo de projetos, alertando, no entanto, para a necessidade de uma utilização criteriosa dos apoios europeus. “Temos de preparar-nos para um futuro em que os fundos estruturais serão mais restritivos. A prioridade tem de ser o crescimento económico e a criação de emprego nos territórios”, frisou.
A requalificação do IVV representa um investimento superior a cinco milhões de euros e insere-se na estratégia de revitalização urbana do concelho. O espaço será palco de eventos culturais e institucionais, funcionando como um novo polo dinamizador para a economia local e para a região da Lezíria do Tejo.
*Notícia desenvolvida na Edição Impressa do Correio do Ribatejo de 28 de Fevereiro