A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) vai suspender a partir de segunda-feira, dia 23, a produção automóvel no Tramagal, concelho de Abrantes, por duas semanas, anunciou a empresa, uma medida para prevenir a expansão do Covid-19.
Em comunicado, a empresa instalada no concelho de Abrantes, maior exportadora do distrito do Santarém, faz saber que, no seguimento da “decisão do Grupo Daimler de parar a produção na maior parte das suas unidades na Europa, a fábrica portuguesa localizada em Tramagal decidiu suspender toda a actividade produtiva a partir de segunda-feira”.
“Esta paragem tem a duração de duas semanas e manter-se-á até dia 5 de Abril”, acrescenta, tendo feito notar que “os serviços mínimos essenciais manter-se-ão, em especial através do recurso ao trabalho remoto”.
Segundo a mesma nota informativa, “apesar de até ao momento não ter sido detectado nenhum caso de Covid-19, a administração da fábrica procura desta forma minimizar o risco de propagação do vírus”.
Por outro lado, acrescenta, o “encerramento de alguns fornecedores importantes também inviabiliza a continuação do normal funcionamento da cadeia de abastecimento” da MFTE.
A empresa dá ainda conta que dispõe de uma “equipa em permanente monitorização e reavaliação da situação” e que “novas medidas podem ser tomadas sempre que necessário”, tendo sublinhado que o “reatamento da normal produção acontecerá logo que as condições melhorem”.
A fábrica da MFTE em Tramagal é o centro de produção da FUSO na Europa e emprega cerca de 400 trabalhadores directos, integrando a Daimler Truck, a maior construtora mundial de veículos pesados.
Em 2019 fabricou 11.036 veículos Canter, sendo mais de 90% para exportação para o mercado europeu e também para os Estados Unidos, Israel, Turquia e Marrocos.
A empresa facturou cerca de 222 milhões de euros em 2019, sendo o maior exportador do distrito de Santarém.