Manuel Costa Braz, militar de Abril e antigo ministro da Administração Interna, morreu esta terça-feira em Lisboa, aos 85 anos, vítima de doença, disse fonte da associação 25 de Abril.

Costa Braz, natural do Pombalinho, na altura pertencente ao concelho de Santarém, foi ministro da Administração Interna no segundo e terceiro governos provisórios, chefiados por Vasco Gonçalves, e no primeiro e quinto governos Constitucionais, liderados por Mário Soares e Maria de Lourdes Pintasilgo, respectivamente.

Militar de Abril, Costa Braz integrou após a Revolução dos Cravos o chamado Grupo dos 9, que desempenhou um papel de relevo na estabilização do regime democrático após o “verão quente” de 1975.

Foi o primeiro Provedor de Justiça, de 1975 a 1976, e também Alto Comissário contra a Corrupção, entre 1983 e 1993.

Antes da aprovação da Constituição democrática, em 1976, liderou a organização do primeiro recenseamento eleitoral pós-Estado Novo e o lançamento do processo eleitoral para a Assembleia Constituinte.

Leia também...

Alcanena atribui Medalha de Mérito a título póstumo a Bernardo Santareno

A Câmara Municipal de Alcanena deliberou, por unanimidade, na sua reunião realizada a 23 de Novembro de 2020, sob proposta da sua presidente, Fernanda…

Unidade de Hospitalização Domiciliária do HDS já realizou 1247 visitas em seis meses

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Distrital de Santarém (HDS), percorreu até 31 de Janeiro, 24900 quilómetros e realizou cerca de 1247 visitas…

CNEMA promove vários concursos nacionais em Fevereiro

O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, volta a colocar em destaque os produtos portugueses ao promover várias iniciativas…

Eleições na União Desportiva de Santarém adiadas para Março

A Assembleia-Geral Ordinária para eleger os Órgãos Sociais da União Desportiva de Santarém (UDS) foi adiada para o dia 2 de Março por não…