Manuel Costa Braz, militar de Abril e antigo ministro da Administração Interna, morreu esta terça-feira em Lisboa, aos 85 anos, vítima de doença, disse fonte da associação 25 de Abril.

Costa Braz, natural do Pombalinho, na altura pertencente ao concelho de Santarém, foi ministro da Administração Interna no segundo e terceiro governos provisórios, chefiados por Vasco Gonçalves, e no primeiro e quinto governos Constitucionais, liderados por Mário Soares e Maria de Lourdes Pintasilgo, respectivamente.

Militar de Abril, Costa Braz integrou após a Revolução dos Cravos o chamado Grupo dos 9, que desempenhou um papel de relevo na estabilização do regime democrático após o “verão quente” de 1975.

Foi o primeiro Provedor de Justiça, de 1975 a 1976, e também Alto Comissário contra a Corrupção, entre 1983 e 1993.

Antes da aprovação da Constituição democrática, em 1976, liderou a organização do primeiro recenseamento eleitoral pós-Estado Novo e o lançamento do processo eleitoral para a Assembleia Constituinte.

Leia também...

Morreu o Comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Municipais do Cartaxo

Amável Leal, Comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Municipais do Cartaxo que serviu a corporação entre 1954 e 2001, morreu este domingo, 28…

IP instala semáforos na ponte da Chamusca

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou esta sexta-feira, 21 de Junho que está a instalar semáforos na Ponte da Chamusca, uma intervenção que tem…

Mau tempo provoca prejuízos de 6,7 milhões de euros em 10 municípios do Médio Tejo

O mau tempo em Dezembro do ano passado causou prejuízos de 6,7 milhões de euros (ME) em 10 concelhos do Médio Tejo, anunciou hoje…

Eventos em espaços municipais de Tomar suspensos até 5 de Abril

A Câmara de Tomar decidiu suspender os eventos em espaços municipais a partir de hoje e até 5 de Abril, no âmbito das medidas…