Manuel Costa Braz, militar de Abril e antigo ministro da Administração Interna, morreu esta terça-feira em Lisboa, aos 85 anos, vítima de doença, disse fonte da associação 25 de Abril.

Costa Braz, natural do Pombalinho, na altura pertencente ao concelho de Santarém, foi ministro da Administração Interna no segundo e terceiro governos provisórios, chefiados por Vasco Gonçalves, e no primeiro e quinto governos Constitucionais, liderados por Mário Soares e Maria de Lourdes Pintasilgo, respectivamente.

Militar de Abril, Costa Braz integrou após a Revolução dos Cravos o chamado Grupo dos 9, que desempenhou um papel de relevo na estabilização do regime democrático após o “verão quente” de 1975.

Foi o primeiro Provedor de Justiça, de 1975 a 1976, e também Alto Comissário contra a Corrupção, entre 1983 e 1993.

Antes da aprovação da Constituição democrática, em 1976, liderou a organização do primeiro recenseamento eleitoral pós-Estado Novo e o lançamento do processo eleitoral para a Assembleia Constituinte.

Leia também...

Acidente entre automóvel e mota provoca um morto

Um homem morreu este domingo, 2 de Junho, na sequência de uma colisão entre uma viatura ligeira e um motociclo em Ferreira do Zêzere,…

27 escolas do distrito de Santarém candidatam-se a ser Escola Amiga da Criança

27 escolas do distrito de Santarém, candidataram 65 projetos na 2ª edição da Escola Amiga da Criança, uma iniciativa que reconhece, partilha e estimula…

GNR lança na quinta-feira operação de controlo de velocidade “Viajar sem pressa”

 A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai lançar na quinta-feira a operação “Viajar sem Pressa”, de controlo de velocidade, “para promover comportamentos mais seguros dos…

Homem que matou ex-companheira na Golegã condenado a 22 anos de prisão

O Tribunal de Santarém condenou na terça-feira, 26 de Novembro, a 22 anos de prisão o homem que matou a ex-companheira e feriu o…