Manuel Costa Braz, militar de Abril e antigo ministro da Administração Interna, morreu esta terça-feira em Lisboa, aos 85 anos, vítima de doença, disse fonte da associação 25 de Abril.

Costa Braz, natural do Pombalinho, na altura pertencente ao concelho de Santarém, foi ministro da Administração Interna no segundo e terceiro governos provisórios, chefiados por Vasco Gonçalves, e no primeiro e quinto governos Constitucionais, liderados por Mário Soares e Maria de Lourdes Pintasilgo, respectivamente.

Militar de Abril, Costa Braz integrou após a Revolução dos Cravos o chamado Grupo dos 9, que desempenhou um papel de relevo na estabilização do regime democrático após o “verão quente” de 1975.

Foi o primeiro Provedor de Justiça, de 1975 a 1976, e também Alto Comissário contra a Corrupção, entre 1983 e 1993.

Antes da aprovação da Constituição democrática, em 1976, liderou a organização do primeiro recenseamento eleitoral pós-Estado Novo e o lançamento do processo eleitoral para a Assembleia Constituinte.

Leia também...

Covid-19: Portugal com mais três mortos e 802 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais três mortos relacionados com a covid-19 e 802 novos casos de infecção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico…

Vítor Neno celebra 25 Anos de carreira com exposição retrospectiva

A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, na cidade do Cartaxo, acolhe desde este sábado, 12 de Outubro, as fotografias que testemunham o percurso do fotógrafo…

Camião perde carga na entrada das portagens de Santarém

Um pesado de mercadorias perdeu parte da carga ao passar na Via Verde das portagens da A1, em Santarém, na tarde desta sexta-feira, 17…

Bombeiro Voluntário da Golegã infectado com a covid-19

Um bombeiro da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Golegã deu positivo ao teste da covid-19. O resultado positivo surgiu depois de terem sido…