Manuel Costa Braz, militar de Abril e antigo ministro da Administração Interna, morreu esta terça-feira em Lisboa, aos 85 anos, vítima de doença, disse fonte da associação 25 de Abril.

Costa Braz, natural do Pombalinho, na altura pertencente ao concelho de Santarém, foi ministro da Administração Interna no segundo e terceiro governos provisórios, chefiados por Vasco Gonçalves, e no primeiro e quinto governos Constitucionais, liderados por Mário Soares e Maria de Lourdes Pintasilgo, respectivamente.

Militar de Abril, Costa Braz integrou após a Revolução dos Cravos o chamado Grupo dos 9, que desempenhou um papel de relevo na estabilização do regime democrático após o “verão quente” de 1975.

Foi o primeiro Provedor de Justiça, de 1975 a 1976, e também Alto Comissário contra a Corrupção, entre 1983 e 1993.

Antes da aprovação da Constituição democrática, em 1976, liderou a organização do primeiro recenseamento eleitoral pós-Estado Novo e o lançamento do processo eleitoral para a Assembleia Constituinte.

Leia também...

Ministério Público acusa médico por cobrança de atestados médicos

O Ministério Publico deduziu acusação na segunda-feira, 27 de Maio, contra um médico, de 63 anos de idade e residente em Tomar, por crimes…

Autarcas da Lezíria do Tejo querem “limar arestas” no processo de descentralização

Os autarcas da Lezíria do Tejo pediram à ministra da Modernização do Estado para rever rácios económicos e operacionais no âmbito da descentralização de…

Obras de 3,2 ME na Estrada Regional 361 obrigam a desvio de trânsito em Alcanena

A circulação rodoviária está cortada na localidade de Monsanto, concelho de Alcanena, a partir de hoje e até quarta-feira, devido às obras de requalificação…

GNR fiscaliza veículos de mercadorias

Militares do Destacamento de Trânsito da GNR de Santarém realizaram ontem, dia 27 de Agosto, uma operação de fiscalização direccionada para o transporte de…