Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada (MIUFAC) venceu hoje as eleições intercalares realizadas naquela freguesia do concelho de Abrantes, destronando o PS, que liderava, ao obter uma maioria com 51,2% dos votos.

Segundo os dados revelados à Lusa pelo município, o MIUFAC, com António Moutinho como cabeça de lista, obteve 481 votos do total dos 1.678 eleitores inscritos, contra 369 votos do PS (39.3%) e 79 votos da CDU (8.4%).

O total de votantes foi de 939, o que corresponde a 55,9% dos eleitores, num ato eleitoral onde a abstenção foi de 44% e os votos brancos (4) e nulos (6) foram residuais.

A lista vencedora do MIUFAC (Movimento Independente da União de Freguesias de Alvega e Concavada), encabeçada por António Moutinho, apresentou-se a votos com elementos das listas do PSD e do BE que concorreram em setembro de 2021 e cujos partidos abdicaram de apresentar candidaturas próprias para se apresentarem em união de esforços programáticos.

Nas eleições autárquicas de 26 de Setembro, o PS, que recandidatou José Felício, venceu a corrida àquela União de Freguesias do concelho de Abrantes por 23 votos de diferença, elegendo três elementos, tantos quantos o PSD, a segunda força política mais votada, e tantos quantos o BE.

As três propostas apresentadas pelo PS para formação de executivo na União de Freguesias de Alvega e Concavada foram sempre chumbadas por BE e PSD, que acabaram por pedir renúncia de mandato e antecipar o cenário de novas eleições, o que se viria a confirmar em janeiro, em despacho assinado pelo secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.

Na altura, em declarações à Lusa, José Felício descartou a ideia de formar executivo com pessoas “em quem não tem confiança”, ou seja, um executivo de acordo com o proposto pelos restantes dois partidos, integrando, além do presidente socialista, o cabeça de lista do PSD, António Moutinho, e o cabeça de lista do BE, Eduardo Jorge.

O partido socialista propôs ainda, durante o processo, que a presidência da Mesa da Assembleia de Freguesia fosse detida pelo PSD e pelo BE, o que também foi recusado.

Com os resultados de hoje, nove das 13 freguesias do concelho de Abrantes ficam com dirigentes do PS: Martinchel, Carvalhal, Fontes, Pego, União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, União de Freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, Bemposta, Mouriscas, e União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós.

O PSD voltou a conquistar a União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto e os independentes conquistaram três freguesias: Tramagal, Rio de Moinhos e, agora, a União de Freguesias de Alvega e Concavada.

Leia também...

Juvenis vitorianos com época 100% triunfal

Além da participação, na época de 2025/26, em três campeonatos nacionais, o Vitória Clube de Santarém continua também em destaque nas provas distritais, encontrando-se,…

Autarcas do Médio Tejo com “grandes expectativas” na escolha de Santarém para localização do Aeroporto

Os autarcas do Médio Tejo declararam hoje “grandes expectativas” perante a inclusão, na avaliação ambiental estratégia do futuro aeroporto, da localização em Santarém, o…

Município investe um milhão e meio de euros em requalificação de estradas

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai avançar com a repavimentação da Rua do Mercado Novo em Marinhais, num troço de 1300 metros,…

Maria Clara precisa de ajuda de todos para lutar contra doença degenerativa

Maria Clara Madeira, com apenas quatro meses e meio, foi diagnosticada recentemente com atrofia muscular espinhal – tipo 1, uma doença degenerativa neuromuscular que…