O Movimento proTEJO assinala 10 anos de actividade pela defesa do rio Tejo, em 7 de Setembro, com uma concentração e uma descida de canoa com cerca de 40 embarcações entre Mação e Abrantes.

Num comunicado à imprensa, a organização explica que o aniversário da actividade do proTEJO vai ser celebrado com a descida de canoa “7.º Vogar contar a diferença”, tendo já 60 pessoas inscritas na iniciativa. As inscrições terminam na terça-feira (3 de Setembro).

De acordo com o movimento, a viagem de canoa “terá início a jusante da Barragem de Ortiga-Belver e a expedição tem destino à Estação das Mouriscas”. Durante o percurso, será lida uma carta em defesa do rio Tejo “pela rejeição dos novos projectos de construção de novos açudes e barragens”, como o Projeto Tejo e a Barragem do Alvito.

A organização acrescenta que deverá ser apresentado um “Manifesto em defesa da bacia do Tejo/Tajo” aos candidatos políticos de 2019, à tarde, durante a concentração, na praia fluvial da Ortiga, em Mação.

Leia também...

Tejo recebe 8.º Vogar contra a Indiferença no Dia Mundial da Migração dos Peixes

Foto ilustrativa O movimento proTEJO celebra no sábado o Dia Mundial da Migração dos Peixes com a oitava edição do “Vogar contra a indiferença”,…

BE pede ação para resolver “atentados ambientais” em Torres Novas

O Bloco de Esquerda de Torres Novas lamenta a “inércia das autoridades” perante os “atentados ao ambiente no concelho que ao invés de diminuírem…

Inscrições abertas para passeios pedestres em Constância

O Parque Ambiental de Santa Margarida vai dar início à sua época de percursos, com a dinamização do passeio pedestre “À descoberta de plantas…

Bacia hidrográfica do Tejo com 88,5% de armazenamento de água

O Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH), organismo que monitoriza as disponibilidades hídricas das albufeiras e bacias hidrográficas do país, aponta para…