Dezoito pessoas foram acusadas por burla informática e nas comunicações, branqueamento de capitais e associação criminosa por uso fraudulento da aplicação MBWay, na sequência de uma investigação da PJ e do Departamento de Investigação e Ação Penal de Santarém.

Em comunicado, a Procuradoria da Comarca de Santarém afirma que foi deduzida acusação para julgamento em tribunal coletivo pela prática de crimes de burla informática e nas comunicações, crimes de burla informática e nas comunicações na forma qualificada, e crimes de falsidade informática, de branqueamento de capitais e de associação criminosa.

O Ministério Público (MP) concluiu existirem forte indícios de que, a partir de outubro de 2019 e ao longo dos anos de 2020 e 2021, “os arguidos constituíram um grupo que, atuando concertadamente e em comunhão de esforços e intentos, gizou um plano para se apropriar de quantias em dinheiro que sabiam não lhes pertencer, através do uso fraudulento da aplicação MBWay, com aproveitamento da inexperiência e do desconhecimento do modo de operar daquela aplicação dos indivíduos que contactavam”.

Os suspeitos “consultavam as páginas da internet que tinham listado artigos usados para venda, daí retirando os contactos telefónicos dos anunciantes”, os quais contactavam, dando instruções que lhes permitiam ter “acesso aos meios de pagamento desses indivíduos”, acrescenta a nota.

Depois, “realizavam transferências ou levantamentos em benefício próprio”.

A sua atuação permitiu que se apropriassem de quantias que somam 214.178,51 euros.

Um dos arguidos foi colocado em prisão preventiva, estando os restantes sujeitos a medidas de coação não privativas da liberdade, afirma a Procuradoria.

Segundo o MP, a investigação foi realizada pela Polícia Judiciária no âmbito da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém.

Leia também...

Hospital de Santarém entre os 10 finalistas da Bolsa José Nogueira da Rocha da APAH

O Projecto “Consumo ao doente – uma nova abordagem”, desenvolvido pelo Hospital Distrital de Santarém (HDS), é um dos 10 finalistas da 1.ª edição…

Oitava FestAzul vai apoiar Lar dos Rapazes

A oitava edição da FestAzul, promovida pelo grupo de voluntárias ASAS, vai apoiar, este ano, o Lar dos Rapazes de Santarém, estando agendada para…

PS pede obras urgentes no Centro de Alto Rendimento para desportos equestres

Os deputados do PS eleitos por Santarém pedem “obras urgentes” no Centro de Alto Rendimento Hippos, na Golegã, por não reunir atualmente condições para…

Municípios da Lezíria do Tejo com medidas para poupar água e luz

 A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) aprovou um conjunto de medidas para os municípios da região reduzirem os consumos de energia e…