Dezoito pessoas foram acusadas por burla informática e nas comunicações, branqueamento de capitais e associação criminosa por uso fraudulento da aplicação MBWay, na sequência de uma investigação da PJ e do Departamento de Investigação e Ação Penal de Santarém.

Em comunicado, a Procuradoria da Comarca de Santarém afirma que foi deduzida acusação para julgamento em tribunal coletivo pela prática de crimes de burla informática e nas comunicações, crimes de burla informática e nas comunicações na forma qualificada, e crimes de falsidade informática, de branqueamento de capitais e de associação criminosa.

O Ministério Público (MP) concluiu existirem forte indícios de que, a partir de outubro de 2019 e ao longo dos anos de 2020 e 2021, “os arguidos constituíram um grupo que, atuando concertadamente e em comunhão de esforços e intentos, gizou um plano para se apropriar de quantias em dinheiro que sabiam não lhes pertencer, através do uso fraudulento da aplicação MBWay, com aproveitamento da inexperiência e do desconhecimento do modo de operar daquela aplicação dos indivíduos que contactavam”.

Os suspeitos “consultavam as páginas da internet que tinham listado artigos usados para venda, daí retirando os contactos telefónicos dos anunciantes”, os quais contactavam, dando instruções que lhes permitiam ter “acesso aos meios de pagamento desses indivíduos”, acrescenta a nota.

Depois, “realizavam transferências ou levantamentos em benefício próprio”.

A sua atuação permitiu que se apropriassem de quantias que somam 214.178,51 euros.

Um dos arguidos foi colocado em prisão preventiva, estando os restantes sujeitos a medidas de coação não privativas da liberdade, afirma a Procuradoria.

Segundo o MP, a investigação foi realizada pela Polícia Judiciária no âmbito da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém.

Leia também...

Assembleia-Geral da ACES aprova criação de Comissão Administrativa

Os associados da Associação Comercial, Empresarial e Serviços (ACES) reuniram-se em Assembleia-Geral Extraordinária no passado dia 13 de Fevereiro, na sede da associação, em…

Jovens de Ourém em grande na final do Dance Open América Grand Prix

Quatro alunos do ensino artístico especializado em dança da Arabesque – Academia de Dança, de Ourém, participaram entre os dias 11 e 14 de…

Fecho de lar em Vila Franca de Xira partiu de denúncia e caso foi participado ao MP – Segurança Social

O Instituto da Segurança Social (ISS) afirmou hoje que determinou “o encerramento imediato” de um lar ilegal, com 40 idosos, em Vila Franca de…

Detectado foco de infecção por gripe das aves em Alpiarça

Portugal tem agora confirmados cinco focos de infecção pela gripe das aves, após o vírus ter sido detectado num ganso selvagem encontrado morto em…