O Município de Santarém e o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) assinaram, na manhã de quarta-feira, 26 de Janeiro, um protocolo tendo em vista a requalificação do Campus Desportivo da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), com melhoria das infra-estruturas actuais e a construção de novos equipamentos para dar continuidade à aposta do Município na melhoria das condições para a prática desportiva no concelho.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e João Moutão, presidente do IPSantarém, rubricaram o acordo, numa cerimónia que contou com a presença de João Teixeira Leite, Nuno Russo, Diogo Gomes e Nuno Domingos, vereadores da CMS, e de António Azevedo, Director da ESAS.

Segundo João Moutão, presidente do Politécnico de Santarém, “esta é uma iniciativa que corporiza o que entendemos ser uma instituição de ensino ao serviço da sociedade. Ao final do dia e aos fins de semana é bom ver estes espaços a serem utilizados por centenas de crianças e jovens de Santarém, fazendo com que os campus do Instituto sejam espaços com vida”. 

Simultaneamente, estes espaços serão também utilizados pelos estudantes do Instituto nos tempos livres, “apoiando uma estratégia de atractividade de mais estudantes para Santarém, algo que deverá ser assumido como factor crítico para o futuro da região”. 

Estas infra-estruturas desportivas irão permitir também a candidatura para atribuição ao IPSantarém do selo estudante-atleta, que pretende “distinguir as instituições do ensino superior que fomentam a articulação entre a carreira académica e a carreira desportiva dos estudantes-atletas”.

No Campus Desportivo da ESAS está prevista a substituição do piso sintético existente no campo de futebol 11, bem como a construção de um campo de relva natural para futebol e rugby, com respectivos balneários de apoio. Uma intervenção que contempla ainda a construção de uma pista de atletismo, com piso sintético (tartan), uma bancada, um posto médico e uma sala de fisioterapia.

Na empreitada está também contemplada a requalificação do polidesportivo descoberto adjacente ao ginásio, a construção de um circuito de manutenção e a construção de um parque de estacionamento junto ao acesso norte da ESAS, com respectiva recepção/controlo de entradas nessa zona.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…