O Município da Chamusca apresentou recentemente, no cineteatro, o projecto RUSCha – Rede de Universidades Sénior do Concelho da Chamusca, numa iniciativa que marcou o arranque do novo ano lectivo 2023/2024 e que deu a conhecer o novo modelo colaborativo que pretende agregar as Universidades Sénior do Concelho.

A RUSCha é um projecto promovido pela Câmara Municipal da Chamusca em parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho, que aponta para um modelo evolutivo da Educação Sénior e tem como objectivo promover e fortalecer o envelhecimento activo e saudável da população idosa, garantindo igualdade de acesso a oportunidades educativas e culturais de qualidade em todas as freguesias do concelho, bem como estimular a participação ativa e inclusiva dos idosos no desenvolvimento das suas comunidades.

A rede conta actualmente com mais de 100 seniores inscritos, das várias Freguesias do Concelho, sendo que a expetativa é que este número aumente à medida que o projecto avance. Do plano curricular fazem parte 13 disciplinas do tronco comum, sete das quais aulas práticas de duas horas por semana e seis de aulas teóricas de uma hora por semana.

Na componente prática os alunos vão poder desfrutar de aulas de Relaxamento de Movimento, Artes Performativas, Artes Plásticas e Decorativas, Clube de Jornalismo, Saúde Nutrição e Bem-Estar, Área de Projeto e Formação Musical. O plano mais teórico é composto pelas disciplinas de Conhecimento e Cultura Geral, Direitos e Cidadania, Tecnologias e Inovação, Culturas do Mundo, Ciências e Experiências e Jogos Matemáticos e Raciocínio.

Refira-se, que a escolha das disciplinas reflecte o resultado de uma consulta feita aos alunos de cada universidade sénior, relevando o facto de querer centrar as prioridades do projeto na vontade e necessidades do seu público-alvo.

No discurso de abertura, Paulo Queimado falou sobre a importância de um envelhecimento activo e referiu que “a RUSCha faz parte do plano de acção da autarquia para o envelhecimento activo e que era premente criar um modelo de universidades uniforme que agregasse as Universidades Sénior do Concelho, de forma a garantir a igualdade de acesso a oportunidades educativas e culturais de qualidade em todas as freguesias do concelho, e a estimular a participação ativa e inclusiva dos idosos no desenvolvimento das suas comunidades”.

Cláudia Moreira, vereadora com o pelouro da Ação Social, apresentou cada uma das disciplinas do projecto e destacou o compromisso do Município da Chamusca para com as políticas de envelhecimento activo, sublinhando a importância de adotar estratégias que promovam um envelhecimento ativo e integrado na comunidade. No seu discurso referiu que “o índice de envelhecimento no Concelho é de 291 idosos para cada 100 jovens, o que torna o envelhecimento activo uma prioridade indiscutível do Município. Ao investirmos nesta área saímos todos beneficiados e isso inclui a preservação do tesouro de sabedoria, valores e património inestimável que a população mais idosa traz consigo. O conhecimento acumulado ao longo dos anos é um recurso valioso que enriquece a comunidade e que deve ser valorizado e preservado”.

A apresentação da RUSCha contou com a presença de Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca e dos vereadores Cláudia Moreira e Rui Ferreira, dos presidentes e representantes das Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho, com Bru Junça, mediadora de leitura e contadora de histórias, professores, formadores, coordenadores e alunos da RUSCha.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…