O Município da Chamusca e a Loja Solidária “A Botica”, têm a decorrer a campanha “Natal Solidário: Roupas que Aquecem Vidas”, uma iniciativa que pretende reforçar o apoio social às famílias mais vulneráveis do concelho durante esta época festiva.
A campanha solidária decorre entre 12 de Dezembro e 06 de janeiro de 2026 e tem como finalidade recolher calçado, roupa de homem e de criança a partir dos dez anos, “por se tratar dos artigos cuja necessidade é atualmente mais premente”, justifica o município em comunicado.
Os pontos de recolha estão disponíveis nas Juntas de Freguesia do concelho da Chamusca e na própria Loja Solidária “A Botica”, localizada no antigo edifício da Biblioteca Municipal, na Rua General Humberto Delgado (Largo do Chafariz da Botica).
Promovida e coordenada pelo Município da Chamusca, “A Botica” integra a Rede Social Concelhia e constitui “uma resposta de proximidade” dirigida a famílias em situação de maior vulnerabilidade, tratando-se de uma estrutura de atendimento, acompanhamento e apoio imediato, baseada na gestão social de bens doados pela comunidade e por entidades parceiras, “assegurando uma intervenção célere e eficaz junto de quem mais necessita”, sublinha a autarquia.
A loja funciona num modelo de partilha circular, acessível e inclusivo, onde qualquer pessoa pode deixar peças de que já não necessita, levantar outras que lhe façam falta ou, simplesmente, doar ou recolher, de acordo com a sua situação.
Todas as peças doadas são cuidadosamente triadas, higienizadas e preparadas para reutilização, garantindo que cada artigo “mantém a sua qualidade e pode ganhar uma nova vida ao serviço da comunidade”, assegura o município.
Paralelamente, “A Botica” dinamiza workshops, oficinas criativas e ateliers de upcycling, que procuram dar nova vida a materiais em fim de uso e estimular hábitos sustentáveis junto da comunidade.
