Decorreu na quinta-feira, dia 28 de Setembro, no Museu das 2 Rodas, em Sangalhos, Anadia, a cerimónia de adesão de 25 novos aderentes da Rede de Turismo Industrial do Centro de Portugal, iniciativa integrada nas Comemorações do Dia Mundial de Turismo.

A adesão dos novos aderentes foi formalizada com a assinatura de uma Declaração de Colaboração, entre a Turismo Centro de Portugal, os municípios e os parceiros da rede de Turismo Industrial identificados no decorrer do ano de 2023, no âmbito da futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial.

O Município de Alcanena, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CAORG – Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro estão entre os novos 25 aderentes que se juntam aos 22 que já tinham entrado na fase inicial do processo, em 2022.

A futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial está a ser desenvolvida a nível nacional, sob a coordenação do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais e Direções Regionais de Turismo. Na região Centro, a coordenação está a cargo da Turismo Centro de Portugal.

A cerimónia foi conduzida por Sílvia Ribau, Chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal, e contou com intervenções de Maria Teresa Cardoso, Presidente do Município de Anadia, Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos do Turismo de Portugal, e Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal.

O Município de Alcanena fez-se representar, nesta sessão, pelo Vice-Presidente da Câmara, Alexandre Pires.

A Declaração de Colaboração vem confirmar “o interesse e empenho das partes na implementação das boas práticas e critérios de conformidade associados aos serviços de Turismo Industrial, de acordo com o guia de boas práticas desenvolvido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial”. Além disso, assegura “a disponibilidade dos Parceiros em colaborar com a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, os Municípios e outros parceiros de Turismo Industrial no desenvolvimento de iniciativas que concorram para a estruturação e promoção da rede regional e nacional, sempre que tal for possível”, entre outras garantias.

Leia também...
Foto de arquivo

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre,…

Hospital de Santarém reconverte camas dedicadas a infectados para outros pacientes

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) já reconverteu algumas das enfermarias dedicadas…

Centro Hospitalar do Médio Tejo lança aplicação para telemóvel

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), com unidades em Abrantes, Tomar…

Abrantes acendeu árvore de Natal com 75 metros de altura

A Câmara de Abrantes acendeu as 90 mil lâmpadas de baixo consumo…