O Executivo Municipal de Azambuja realizou no dia 29 de Agosto, no Auditório Municipal do Páteo do Valverde, a reunião ordinária onde foi aprovado um conjunto de propostas com dois pacotes de actualização das verbas a transferir para as Juntas de Freguesia. Na sequência do reforço de 5% aprovado em outubro de 2022 sobre os valores em vigor desde Janeiro de 2021, os documentos agora aprovados vêm reforçar esses meios financeiros em cerca de 16%.

No que se refere aos Acordos de Transferência de Competências e Recursos, assinados com todas as freguesias do concelho, esta 2ª adenda vem aumentar o valor global anual para 629 080,43 euros. Estes acordos incluem gestão de espaços verdes; limpeza das vias, sarjetas e espaços público na área urbana; manutenção, reparação e substituição de mobiliário urbano; e a realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.

O outro pacote diz respeito aos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências, igualmente estabelecido com todas as sete freguesias, e que por esta atualização irá ascender, em 2023, a uma verba global anual de 418 623,35 euros. Mais especificamente, estes contratos abrangem o corte e limpeza de vegetação de valetas e bermas; a conservação dos caminhos e estradas municipais; a manutenção de parques infantis e outros equipamentos sociais; a aquisição de produtos fitossanitários; a organização de um evento gastronómico local e da Rainha das Vindimas; e, ainda, apoio à instalação de iluminação e decoração de Natal em cada freguesia.

De sublinhar que, este reforço de 16% somado aos 5% de 2022, dá desde já pleno cumprimento à promessa do atual Executivo Municipal de, ao longo do presente mandato, aumentar anualmente em 5% os recursos financeiros transferidos para as Juntas de Freguesia. Em síntese, neste ano 2023, a Câmara Municipal irá canalizar para as Juntas de Freguesia perto de 1 milhão e 50 mil euros.

Da ordem de trabalhos desta sessão, a proposta para atribuição de um apoio no valor de 250 000,00 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, destinado à comparticipação na aquisição de um veículo de desencarceramento (VSAE), acabou por não poder ser votada por falta de quórum. Antes de iniciar a apreciação da proposta, ausentaram-se da mesa o vice-presidente António José Matos (PS) – por fazer parte dos órgãos sociais da referida associação – e a vereadora Ana Coelho (PS) – por motivo de conflito de interesses. Os cinco elementos restantes do Executivo iniciaram a discussão da proposta, após a qual os vereadores Rui Corça (PSD), José Paulo Pereira (PSD) e Inês Louro (Chega) decidiram abandonar a mesa, em discordância com o modelo de apoio apresentado. Restando apenas o presidente Silvino Lúcio (PS) e a vereadora Mara Oliveira (CDU), a não existência de quórum inviabilizou a votação da proposta.

No âmbito do pedido de revisão extraordinária de preços do acordo-quadro da Central de Compras Eletrónica da CIMLT destinado à aquisição de refeições escolares, foi deliberado ratificar o despacho do presidente (21/P/2023).

Foi, igualmente, ratificada a carta de adesão de parceria com a APRODER “Estratégia de Desenvolvimento Local: Ribatejo 20.30 – Território Inteligente e Inovador”. O Município de Azambuja aceita, assim, o convite para integrar o Grupo de Ação Local com vista à apresentação de uma candidatura com aquela designação. A APRODER é uma associação sem fins lucrativos e com muita experiência na implementação de programas nacionais e comunitários – como o LEADER – na área dos concelhos de Santarém, Cartaxo, Rio Maior e também Azambuja.

Na área de recursos humanos, foi autorizado atribuir um suplemento remuneratório, previsto na lei, ao funcionário municipal que desempenha as tarefas de limpeza de canis e de recolha de cadáveres de animais. O critério de atribuição foi a penosidade e insalubridade, de nível considerado alto, dos referidos trabalhos. De acordo com o respetivo decreto-lei, a deliberação tem efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2022.

Indo ao encontro do pedido do Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, a Câmara validou a proposta de celebração de um protocolo com aquela instituição de ensino superior, tendo em vista a possibilidade da autarquia acolher alguns dos seus alunos em estágios curriculares.

Relativamente a apoios, foram aprovadas várias propostas

A Casa do Povo de Aveiras de Cima vai receber 1 500,00 euros, como adiantamento do subsídio regular a que terá direito no final do ano.

A Junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha fica isenta do pagamento de 219,19 euros pela utilização de transporte municipal para realização do seu passeio sénior.

A Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo fica isenta do pagamento de 303,48 euros pela utilização de transporte municipal para realização do seu passeio sénior.

A Junta de Freguesia de Azambuja fica isenta do pagamento de 185,42 euros pela utilização de transporte municipal para realização do seu passeio sénior.

À Casa do Povo de Aveiras de Baixo será dado apoio logístico com empréstimo de palcos, barracas, mastros, mesas e bancos destinados à realização do Festival do Torricado, nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de Outubro.

As propostas de um acordo de dívida e plano de pagamento de rendas de habitação social, da cedência de um computador à Casa do Povo de Aveiras de Cima e das normas do concurso “Natal no Comércio Local 2023” foram, as 3, retiradas da ordem de trabalhos.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…