O Município de Azambuja prepara-se para realizar o espectáculo final de eleição da Rainha das Vindimas 2018 do Concelho de Azambuja. O evento decorrerá no próximo sábado, dia 23 de Junho, a partir das 21h30, no Largo da Igreja, em Alcoentre.

Após serem apuradas as candidatas das diversas freguesias, será agora eleita a candidata que representará o município no Concurso Rainha das Vindimas de Portugal, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). A final nacional terá lugar no próximo dia 08 de Setembro, no concelho vizinho de Alenquer.

Durante as últimas semanas, as participantes tiveram oportunidade de conhecer melhor o concelho onde residem, explorando os usos e costumes, a gastronomia, o património e a oferta turística existente, com grande destaque para a produção vitivinícola que tanto prestigia o Concelho de Azambuja. Desde uma viagem de barco pelo Tejo, até aos passeios em quintas tradicionais, passando pela visita a vinhas e adegas, e até pela experiência prática de confecção de bolos típicos, as candidatas tiraram o máximo partido destes momentos para estabelecer laços de amizade entre si e acumular conhecimento que possa permitir à vencedora representar bem e defender o seu concelho na eleição nacional.

PUBLICIDADE

O espectáculo contará com os habituais desfiles em traje regional, casual e de noite, e ainda com alguns apontamentos culturais. Um deles, será levado ao palco pelo grupo de recriações etnográficas Terra Velhinha. Haverá, também, uma performance de dança contemporânea, pelo bailarino Juan Maria Seller.

Na área musical, assistir-se-á às actuações do fadista Rui Vaz, das vozes líricas “Spring Voices”, do cantor pop Bruno Correia e da banda de rock/folk “The Town Bar”.

O Júri será composto por Catarina Rito (jornalista de moda), Óscar dos Reis (ex-manequim e scouter da Elite Models), André Costa (manequim internacional), Pedro Lourenço (AMPV), e Marina Ferreira (actual Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja).

As candidatas, por freguesia, ao título Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2018 são por Alcoentre Cristiana Mendes, 15 anos, frequenta o 9º ano de escolaridade; por Aveiras de Cima Ângela Varino, 15 anos, estudante; por Azambuja Milena Barros, 18 anos, finalista do curso de design na Escola de Moda de Lisboa; pela União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa Isabel Barros, 15 anos, frequenta o 10º ano na área de Ciências e Tecnologias; por Vale do Paraíso Maria Rei, 15 anos, frequenta o 10º ano do curso de Artes do Espetáculo; e por Vila Nova da Rainha Laura Russo, 15 anos, frequenta o 10º ano na área de Ciências e Tecnologias. A Freguesia de Aveiras de Baixo não apresentou candidata.

Muito mais do que a competição, que se pretende saudável, um dos principais objectivos da iniciativa é promover a coesão e o convívio entre todo o concelho. Para que as candidatas possam ter o maior apoio possível, o Município de Azambuja disponibilizará transporte para o espectáculo em todas as Freguesias.

As inscrições são limitadas e deverão ser feitas até dia 20 de Junho na Junta de Freguesia da residência.

Fica lançada a proposta para uma noite diferente, no dia 23 de Junho, pelas 21h30, no Largo da Igreja em Alcoentre.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…