O Município de Coruche foi distinguido novamente pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), fundada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, por adoptar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. Esta distinção resulta do reconhecimento do projeto InclusivaMente como um dos que obtiveram as melhores avaliações globais com base nos diferentes critérios que constam no regulamento da RACCI, materializando-se na atribuição de selos de mérito que atestam a importância e a qualidade do trabalho realizado.

À segunda edição da RACCI, projecto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais com apoio institucional da Merck, Coruche foi mais uma vez uma das autarquias nacionais, este ano num total de 42, que receberam o selo de mérito após avaliação independente mediante critérios previamente definidos em regulamento. A iniciativa, que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional que adotam as melhores práticas e as melhores medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, atribui anualmente o selo de mérito a autarquias de todo o País que dão resposta às necessidades por satisfazer dos cuidadores informais.

Após inquérito feito pelo Movimento, foram identificadas as principais necessidades dos cuidadores: apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com o Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%) e formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%). No ano passado, em 2022, já haviam sido promovidas acções de formação e apoio a cuidadores informais, nomeadamente de esclarecimento de dúvidas e de partilha de informação.

O InclusivaMente é um projecto inovador da associação A Farpa – Associação Familiares e Amigos do Doente Psicótico, que promove a reabilitação psicossocial de pessoas com diagnóstico de doença mental grave. Descentralizando os cuidados e procurando chegar a mais pessoas, o projecto intervém ao domicílio e tem cariz comunitário, podendo dele usufruir pessoas maiores de 18 anos, com diagnóstico de doença mental e residentes nos concelhos de Coruche, Santarém, Rio Maior, Cartaxo, Almeirim, Alpiarça, Chamusca e Salvaterra de Magos.

Em Coruche, o InclusivaMente conta com a experiência e o dinamismo de uma equipa multidisciplinar que, até Junho de 2023, está a dinamizar três actividades distintas: “Rodas Inclusivas” – equipa de intervenção e reabilitação ao domicílio; “Espaço Inclusão” – espaço de atendimento ao público e de dinamização de grupos de autoajuda e workshops, e ações de literacia em saúde mental, nomeadamente campanhas de luta contra o estigma.

Leia também...

Aggraria compra 180 hectares de olival em Santarém

A Aggraria, detida por um fundo de pensões canadiano, comprou 180 hectares de olival em Alcanhões, distrito de Santarém, à Trilho Saloio, que vai…

Festival do Arrepiado tem apoio da Câmara de Santarém

O Município de Santarém mantém a sua aposta na divulgação da gastronomia do Concelho e vai apoiar o Festival do Arrepiado com 5.000€. A…

Projecto “Bernardo Santareno entre nós!” envolve comunidade educativa do ensino básico

O projecto “Bernardo Santareno entre nós!” esteve hoje, dia 5 de dezembro, com os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica do Combatentes de…

Papa pede aos 130 mil motociclistas reunidos em Fátima para não arriscarem vida

Mais de 130 mil motociclistas reuniram-se este domingo, 22 de Setembro, em Fátima para a “bênção dos capacetes”, tendo ouvido uma mensagem enviada pelo…