O município de Ourém contabilizou 531 funcionários e utentes de lares infectados com SARS-CoV-2 no mês de Janeiro.

Segundo dados apresentados pela protecção civil do concelho durante a reunião de Câmara, em 17 instituições de respostas sociais registaram-se 531 casos de covid-19, dos quais 28 resultaram em óbitos.

Às 10:40 de hoje, o município de Ourém contabilizava 2.769 infectados desde o início da pandemia, dos quais 1.590 foram dados como recuperados. Há 59 óbitos e 1.120 casos activos, informou o coordenador da protecção civil, Miguel Freire.

O responsável referiu que, entre o dia 19 de Março e 30 de Setembro de 2020, o concelho tinha 176 casos confirmados, o que dava uma média de 0,9 por dia.

Entre 01 de Outubro e 31 de Dezembro, Ourém contabilizava 990 casos positivos, aumentando para uma média de 11 por dia.

Só durante o mês de Janeiro, o concelho registou 1.603 casos, ou seja, 51 por dia. “Destes, 559 registaram-se em equipamentos sociais. O aumento de casos tem relação directa com as respostas sociais, o que aumenta as nossas preocupações e nos consume mais recursos”, referiu Miguel Freire.

Em Ourém, já foram vacinados cerca de 3.000 utentes e funcionários de 49 estruturas sociais, informou ainda.

“Em algumas instituições não foi possível realizar a vacinação devido a surtos. Esta semana iremos avançar com a segunda dose, que poderá não ser dada também por haver surtos”, explicou Miguel Freire.

O presidente da Câmara, Luís Albuquerque, revelou ainda que se reuniu com as autoridades de saúde para delinear a estratégia para a segunda fase da vacinação, que pretende que arranque no dia 10.

O concelho de Ourém tem cerca de 40 mil habitantes.

Leia também...

Centro Hospitalar do Médio Tejo já tem ressonância magnética instalada

A instalação do equipamento de Ressonância Magnética, na Unidade Hospitalar de Abrantes do CHMT, está na fase final de conclusão, quando ainda estão a…

Utentes da saúde do Médio Tejo pedem recondução de administração hospitalar

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo apelou à ministra da tutela para reconduzir o actual Conselho de Administração do Centro Hospitalar…

Limitações nas urgências do SNS: Região de Lisboa e Vale do Tejo

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, com 19 pontos no Serviço de Urgência do SNS, o hospital de Loures tem dificuldades de…

Vagas carenciadas para contratação de médicos alargadas a mais especialidades

O Governo corrigiu as especialidades contempladas nas 10 vagas carenciadas atribuídas ao Hospital Distrital de Santarém (HDS) para contratação de médicos, passando a incluir…